002 Confrontando minha vida

 

2 Reis 5 : 1 - 19

  

  • NAAMÃ AQUI REPRESENTA O QUE PARA MUITOS PODE SE TORNAR UM GRANDE PERIGO.

 POR QUÊ? 

PORQUE MUITAS VEZES QUANDO ADQUIRIMOS UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE.

QUANDO APARENTEMENTE NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE DEUS, COMO SE ISSO FOSSE POSSIVEL.

QUANDO TUDO AO NOSSO REDOR PARESSE ESTAR TRANQUILO, É TENDENCIA DE MUITOS NÃO DAREM A MESMA ATENÇÃO DEVIDA A DEUS.

 

* MUITOS QUANDO TUDO ESTA BEM APARENTEMENTE NÃO SE LEMBRAM QUE AO INVES DE PEDIR ESTAMOS NO MOMENTO DE AGRADECER.

* PARA MUITOS, INFELIZMENTE SUA FREQUENCIA EM NOSSO MEIO É DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE.

 * PORÉM Pv 16:18 é bem claro e diz: " A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.", E MUITAS VEZES DEUS PERMITE ALGUMAS COISAS ACONTECEREM PARA QUE O HOMEM APRENDA A DEPENDER DELE A TODO INSTANTE, INDEPENDENTE DO MOMENTO QUE ESTA VIVENDO.

 * TEMOS QUE ENTENDER QUE NOSSA BUSCA AO SENHOR NÃO DEVE SER POR AQUILO QUE ELE NOS DÁ, MAS ANTES DE TUDO, POR AQUILO QUE ELE É. E ELE DEUS E SENHOR (O único que deve ser adorado)

 

Salmo 100 diz: "Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus, foi ELE que nos fez, e não nós a nós mesmos, somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas DELE com gratidão, e em seus átrios com louvor, louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia, e a sua verdade dura de geração em geração."

 

NAAMÃ ERA UM HOMEM CHEIO DE MERITOS, PORÉM NÃO ENTENDIA QUE ESTES MERITOS VIAM DO SENHOR.

 

QUAIS ERAM OS MERITOS DE NAAMÃ?

 

__ v.1 "Naamã, capitão do exército do rei da Síria (homem de autoridade), era um grande homem diante do seu senhor (tinha conceito elevado com o rei), e de muito respeito (tinha uma conduta moral irrepreensível), porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios (era homem de fé, tinha inclusive a bênção de DEUS), e era este homem herói valoroso (tinha auto-estima elevada).

     Além de tudo isso, ainda morava na Síria na época um dos países mais poderosos daquele época e que tinha as melhores águas (Rios de Abana e Farpar)

 

NAAMÃ TINHA TUDO AO SEU REDOR CONTRIBUINDO PARA SEU BEM, PORÉM A PALAVRA DE DEUS É BEM ENFATICA, "MAS ERA LEPROSO".

 

  • O QUE É UMA LEPRA? Lepra é uma doença infecciosa crônica, que lesa a pele, membranas mucosas, nervos, ossos e vísceras. É um mal que se propaga.

 

SE LEPRA É UM MAL QUE SE PROPAGA, COMEÇAMOS A ENTENDER PORQUE NAAMÃ TEVE QUE DESCER POR SETE VEZES NAS AGUAS DO RIO JORDÃO.

 

QUANDO AGIMOS COMO UM LEPROSO DIANTE DE DEUS, INFELIZMENTE TEMOS QUE PASSAR POR OUTRAS SITUAÇÕES PARA APRENDER A ENTRAR PELAS PORTAS DA GRATIDÃO E DELA NÃO SAIR.

(Como acabamos de ler - Sl 100:4 "Entrai pelas portas DELE com gratidão, e em seus átrios com louvor, louvai-o, e bendizei o seu nome.")

 

TEMOS QUE ENTENDER QUE O SEGREDO DE UMA VIDA ABUNDANTE, ESTA NO RECONHECIMENTO e GRATIDÃO A DEUS PELO QUE ELE É, E NÃO APENAS PELO QUE ELE FAZ EM NOSSAS VIDAS.

 

  • PARA NAAMÃ APRENDER O QUE ERA GRATIDÃO, DEUS TEVE QUE CONFRONTA-LO NOS SEUS ORGULHOS, E NA NOSSA VIDA NÃO É DIFERENTE.

 

OS 7 CONFRONTOS QUE NAAMÃ SOFREU PARA SER LIMPO:

 

1º. - O CHEFE DO EXERCITO DA SIRIA TEVE QUE ACATAR O CONSELHO DE UMA ESCRAVA.(v.2-3 " e saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele o restauraria da sua lepra.")

 

Por ter um coração purificado aquela menina, mesmo como escrava ajudou seu senhor a ser curado.

 

2º. - O HEROÍ DE GUERRA DA SIRIA É RECEBIDO POR UM GAROTO DE RECADOS (v.9-10 "veio, pois, Naamã com seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.")

 

Pela posição que aquele homem tinha, ele deveria ter no normal ser recebido com honras de estado.

 

3º. - O CHEFE DO REI DA SIRIA ESTAVA SENTDO CONVENCIDO PELOS PROPRIOS SERVOS (v.11-13 "Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.")

 

Deus é especialista em usar meios estranhos para grandes bênçãos, e tenho certeza em afirmar que é para que não haja duvidas de que é ELE e mais ninguém que esta proporcionando o milagre.

 

(Ex. de Moises diante de Faraó com seu cajado, transformando sua vara em serpente, depois os bruxos de Faraó, porém a serpente de Moisés, tragou a todas elas.)

 

4º. - O RESPEITADO HOMEM TEVE QUE SE DESPIR PARA SE LAVAR NO RIO JORDÃO (v.14 "então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus, e a sua carne tornou-se como a carne de um menino e ficou purificado.")

 

Naamã teve que expor o que ele em toda sua vida escondia diante de todos, sua lepra.

 

__ Porém pior do que ser um leproso que esconde sua lepra, é não admitir que não tem que se purificar de nada. (1Jo 1:8-9 diz: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.)

 

5º. - NAAMÃ TEVE QUE DESCER SETE VEZES.

 

POR QUÊ SETE? PORQUE 7 (sete) é o numero que representa totalidade, e Naamã tinha que ser curado de forma completa, total.

 

7 FORAM AS OBJEÇOES QUE ELE COLOCOU QUANDO O PROFETA NÃO O ATENDEU, E SETE TAMBÉM FOI O NUMERO DE VEZES QUE ELE TEVE QUE DESCER NAS AGUAS DO JORDÃO PARA QUEBRAR TODO O ORGULHO QUE HAVIA DENTRO DELE.

 

6º. - NAAMÃ HOMEM RIQUISSIMO TEVE SEU PRESENTE RECUSADO. (v.15-16 " Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.")

 

Naamã teve também que aprender que não era sua posição e finanças que fazia milagres, mas o poder sobrenatural de Deus.

 

Quando fazemos um favor a alguém e recebemos por isso, quem recebeu poderá dizer, recebi porém paguei.

Mas quando recebemos um favor e não temos como pagar, temos que ser gratos a quem nos deu aquele favor.

 

SE ELISEU RECEBESSE AQUELA OFERTA O MELHOR E MAIOR MILAGRE NÃO TERIA ACONTECIDO NA VIDA DE NAAMÃ.

 

E QUAL FOI O MAIOR MILAGRE ?

 7º. - O HONRADO CHEFE RECONHECEU DE ONDE VINHA TUDO EM SUA VIDA (v. 17-18 "E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.")

 

NAAMÃ RECECONHEU AO DEUS DE ISRAEL COMO ÚNICO SENHOR EM SUA VIDA.

 

Por mais que façamos, por mais que sejamos, por mais que tenhamos ...  SENHOR SÓ EXISTE UM, E SOMENTE ATRAVES DELE TEMOS A OPORTUNIDADE DO PERDÃO EM NOSSAS VIDAS... 

 

Obrigado SENHOR. Demais, muito obrigado ...

Pr. Renato Soares