005 O crescimento na vida cristã

 2 Pe 3 : 18  " antes, crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR Jesus Cristo. A ELE seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!"

 

  • QUAL É O CRESCIMENTO IDEAL PARA VIDA CRISTÃ?

Paulo QUANDO CITA " antes, crescei " NOS LEVA A ENTENDER QUE ESTE CRESCIMENTO DEVE ACONTECER EM TODAS AS AREAS DE NOSSA VIDA.

 

POREM PARA HAJA O CRESCIMENTO, É ANTES DE TUDO, NECESSARIO ENTENDER QUE NINGUÉM NASCE NA ESTATURA PERFEITA, O CRESCIMENTO É ALGO QUE ACONTECE DIA A DIA EM NOSSAS VIDAS.

 

TODO CRESCIMENTO QUE NÃO ACONTECE DE FORMA IDEAL, GERA ANOMALIAS (irregularidades) NA VIDA DO HOMEM.

 

PARA QUE HAJA UM CRESCIMENTO IDEAL É NECESSARIO CRESCER DE FORMA UNIFORME, COMO O PROPRIO APOSTOLO PAULO diz: " antes, crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR Jesus Cristo.

 

QUANDO NÃO HÁ UM CRESCIMENTO UNIFORME CORREMOS O RISCO DE TORCER ATÉ A PALAVRA DE DEUS, como diz os versos anteriores: (v.16-17 " falando disto, como em todas as suas epistolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos (pessoa simples e interessada no evangelho) e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.  Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza."

 

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL É ALGO MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS, POIS NOS PREVINE CONTRA MALDIÇÕES QUE NOS ATINGIRIAM POR FALTA DE CONHECIMENTO  (Os 4:6 " O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento, porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei ...")

 

PORÉM ESTE CRESCIMENTO TEM QUE SER UNIFORME, PORQUE SE CRESCEMOS APENAS NA GRAÇA e não NO CONHECIMENTO, SEREMOS COMO CRIANÇAS DIANTE DO SENHOR(Ef 4:10-14 " Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima  de todos os céus, para cumprir todas as coisas ... querendo o aperfeiçoamento dos santos .. até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, em astúcia, enganam fraudulosamente.")

                - ex. de atitudes de crianças brincando no balanço: hora em baixo, hora no alto (inconstante)

 

POR OUTRO LADO EXISTEM AQUELES QUE CRESCEM NO CONHECIMENTO, e não NA GRAÇA, E ESTES SE TORNAM CRENTES CARNAIS  (Cl 2:18-19 " Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu, estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado á cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.")

                - ex: homens que acham que tudo é natural e,  ou,  homens que usam o conhecimento para humilhar outros

 

E AINDA EXISTEM AQUELES QUE NEM CRESCEM NA GRAÇA e nem CRESCEM NO CONHECIMENTO, E ESTES SÃO COMO PESSOAS FRACAS NA FÉ  (1Co 8:7 " mas nem em todos há conhecimento, porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo, e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.")

                - ex: homens que estão dentro da igreja mas que vivem com costumes mundanos

 

  • PORQUE ENTÃO DEVEMOS CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO?

 

PORQUE É COM A GRAÇA QUE EXPERIMENTAMOS O MOVER DE DEUS E É COM O CONHECIMENTO QUE ENTENDEMOS ESTE MOVER EM NOSSAS VIDAS.

 

COMO ENTÃO CRESCER COMO DIZ O v. 18  " antes de tudo crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR Jesus Cristo."

 

1º. - ANTES DE TUDO PARA CRESCER É NECESSARIO ATITUDE  (Atitude é a voluntariedade em direção ao alvo a ser alcançado

 

NINGUEM PODERÁ MUDAR NADA EM VOCÊ SE ANTES DE TUDO VOCÊ NÃO QUISER SER MUDADO.

 

2º. - BUSCAR INFORMAÇÕES NA PALAVRA  (Dn 9:1-2 "No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o numero de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.")

 

          NÃO HÁ OUTRA POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO NO SENHOR SE NÃO HOUVER UM ESTUDO APURADO DE SUA PALAVRA

        (2Tm 4:13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.")

 

3º. - BUSCAR INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA ORAÇÃO  (Dn 9:2-3 " eu, Daniel, entendi pelos livros que o numero de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. E eu dirigi o meu rosto ao SENHOR DEUS, para buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza.")

 

          PRECISAMOS ENTENDER, PARA QUE HAJA CRESCIMENTO É NECESSARIO UM MOMENTO DE ORAÇÃO DIA A DIA DIANTE DE NOSSO SENHOR

 

         DANIEL ORAVA POR EXEMPLO 3 (três) VEZES AO DIA, E AINDA ERA GOVERNADOR DE 40 PROVINCIAS  (Uma província nos dias de hoje é como se fosse um estado brasileiro) 

 

4º. - ESTAR NA IGREJA DO SENHOR  (Sl 27:4 "Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na CASA do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.")

 

         TER PRAZER EM ESTAR NA CASA DO SENHOR TRAZ CRESCIMENTO e MOVE A MÃO DE DEUS A NOSSO FAVOR

         (At 2:46-47 "e, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo ...")

 

5º. - CONSTRUIR RELACIONAMENTOS PESSOAIS NA IGREJA  (ex. a experiência de BH - Presbiteriana   e a  ex. de Manaus - Quadrangular)

 

          A PROPRIA PALAVRA NOS ENSINA DA IMPORTANCIA DE TERMOS PESSOAS AO NOSSO LADO

          (Salomão diz em Ec 4:9-10 "melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro, mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.")

 

         (Paulo diz em 2Tm 4:9-11 " procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente, para Galácia, Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.")

 

É ATRAVÉS DO RELACIONAMENTO QUE CRESCEMOS E AJUDAMOS UNS AOS OUTROS, COMO UM CORPO 

 

6º. - TER UMA VIDA E NÃO APENAS UM MOMENTO COM DEUS

 

           UM CRISTÃO FORTE É AQUELE QUE CRESCE NO CONHECIMENTO e GRAÇA DE DEUS A CADA DIA, E NÃO APENAS EM ALGUNS MOMENTOS DA VIDA

 

           O QUE IDENTIFICA UM CRISTÃO FORTE NÃO SÃO OS DONS, porque estes, Deus dá a quem quiser (1Co 12:4-11), MAS UM CRISTÃO FORTE e CRESCENTE É IDENTIFICADO POR SEUS FRUTOS.

 

  • # COMO SABER ENTÃO SE SOU UM CRISTÃO FORTE, QUE CRESCE NA GRAÇA e CONHECIMENTO?

 

Rm 15:1 diz: "Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos

(QUEM É FORTE SUPORTA O QUE É FRACO)

 1 Co 10:24 diz: "Ninguém busque o proveito próprio, antes, cada um, o que é de outrem."

(QUEM É FORTE ESTA SEMPRE PRONTO HÁ  AJUDAR) - ex. da historia do pr. Silas com o empresário

 Gl 6:6-7 diz: "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."

(QUEM É FORTE SABE O SIGNIFICADO DA HONRA)

 Rm 8:35-39  diz: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues á morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso SENHOR!"

(QUEM É FORTE SABE VIVER EM QUALQUER SITUAÇÃO)

  

  • ENTÃO A PERGUNTA É: _ QUE TIPO DE CRESCIMENTO VOCÊ TEM TIDO DIANTE DO SENHOR?

  

Obrigado SENHOR, por este estudo.

Pr. Renato Soares