009 Deus é o TODO-PODEROSO para abençoar-nos

Gênesis 15 : 1 - 21

 

ATÉ ONDE DE FATO VOCÊ CRÊ, SER O SENHOR A SUA PROTEÇÃO?

ATÉ ONDE DE FATO VOCÊ CRÊ, QUE O SENHOR É AQUELE QUE TEM PODER PARA LHE ABENÇOAR?

 

v.1 diz: “... veio a Palavra do SENHOR a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.”

 

DEUS AQUI ESTAVA REAFIMANDO UMA ALIANÇA QUE HAVIA FEITO COM ABRAÃO.

EM OUTRAS PALAVRAS DEUS ESTAVA DIZENDO: ABRAÃO EU NÃO ESQUECI DE CADA UMA DAS PROMESSAS QUE EU LHE FIZ.

 

VEJA A RESPOSTA DE ABRAÃO PARA COM DEUS: vs. 2-3 “Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

 

DIGA: DEUS NUNCA LHE TRARÁ UMA PROMESSA QUE NÃO TENHA PODER PARA EXECUTÁ-LA, QUE NÃO TENHA PODER PARA CUMPRÍ-LA.

 

Deus havia dito a Abraão que um filho lhe seria dado, mas um filho que saísse de suas próprias entranhas (gerado por Ele e sua Esposa Sara). Porém Abraão diante da situação já admitia em suas palavras que houvesse um herdeiro, mas que não necessariamente fosse como Deus havia dito. (v.3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos, eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.”)

 

QUANTAS VEZES AGIMOS COMO ABRAÃO, OLHANDO PARA SITUAÇÃO, COMEÇAMOS A ALTERAR NOSSOS PROJETOS, PORQUE JÁ NÃO ACREDITAMOS NAQUILO QUE ANTES ERA UMA CONVICÇÃO DENTRO DE NÓS?

 

MAS, QUANDO DEUS HOUVE AQUELA ARGUMENTAÇÃO DE ABRAÃO, ELE DE IMEDIATO DIZ: “Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.”(v.4)

 

  • PORÉM PARA RECEBERMOS AS PROMESSAS DE DEUS PRECISAMOS ENTENDER TRÊS PRINCIPIOS.

 

1º. – (v.5-6) “Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar, e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no SENHOR, e o SENHOR imputou-lhe isto como justiça.”

 

ENQUANTO ESTIVERMOS VISUALIZANDO A SITUAÇÃO, NADA ACONTECERÁ. PORÉM A PARTIR DO MOMENTO QUE CRERMOS DE FATO NO PODER DE DEUS, OS PROJETOS COMEÇARÃO A SE REALIZAR EM NOSSA VIDA.

 

ASSIM COMO NÃO TEMOS CAPACIDADE PARA ENUMERAR A MULTIDÃO DE ESTRELAS NO CEU, É IMPOSSIVEL AOS NOSSOS OLHOS ENXERGAR O QUE DEUS TEM PREPARADO PARA CADA UM DAQUELES QUE NELE CONFIA.

(Is 55: 8-9 “... os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”)

 

2º. – (vs.7-11) “ “Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança. Ao que lhe perguntou Abrão: Ó SENHOR Deus, como saberei que hei de herdá-la? Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.”

 

  • (nossas sementes) ENQUANTO ESTIVERMOS DEIXANDO SATANÁS ROUBAR NOSSOS SACRIFICIOSNOSSOS PROJETOS FICARÃO RETIDOS NO MUNDO ESPIRITUAL.

 

Dn 10:12-13 diz: “Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.”

 

  • (“e as aves de rapina desciam sobre os cadáveres: Abrão, porém, as enxotava.”)ABRAÃO NÃO APENAS TINHA QUE APRESENTAR SEU SACRIFICIO AO SENHOR, MAS PROTEGÊ-LO, CONTRA AS AVES DE RAPINA.

 

  •  “Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão um botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. , deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. .”

2Rs 4:2-5 diz:Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhosDepois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia

 

SATANÁS SEMPRE TENTARÁ ANULAR A PALAVRA PROFETICA, OS PROJETOS DE DEUS PARA SUA VIDA. MAS CABE A CADA UM PROTEGER ESTES PROJETOS EM SEU CORAÇÃO.

 

3º. – (vs. 12-14 “Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas. Então disse o SENHOR a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens

 

  • NÃO SE ESQUEÇA: ENTRE CADA PROJETO E A SUA CONQUISTA, HAVERÃO LUTAS, E SO SOBREVIVERÃO AQUELES QUE PERMANECEREM FIRMES NA PROMESSA.

 

Os vs. 17-18 dizem: “Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra...”

 

  • ABRÃO PÔDE APRENDER NESTA EXPERIENCIA COM DEUS, QUE DEUS NUNCA SE ESQUECE DO QUE PROMETEU, E QUE É PODEROSO PARA CUMPRIR CADA UM DE SEUS PROJETOS EM NOSSA VIDA.

 

Obrigado SENHOR, obrigado. Glória a Ti SENHOR.

Pr. Renato Soares