010 Por que Deus deseja tanto ser honrado?

 

Malaquias 1:6

“Um filho honra seu pai, um servo teme o seu senhor. Mas se eu sou pai, onde está a minha honra? Se eu sou SENHOR, onde está o meu temor? Disse o SENHOR dos EXÉRCITOS a vós, os sacerdotes que desprezais o meu Nome. Mas vós dizeis: Em que desprezamos o teu Nome?

 

  • Por que Deus deseja tanto ser honrado?

 

O verbo honrar significa “distinguir” , “fazer diferença”. E é isto que o SENHOR espera de nós.

Muito mais do que dízimos e ofertas, ELE espera ser honrado!

 

  • DEUS NÃO ESTA INTERESSADO EM NOSSAS OFERTAS (até porque Ag 2:8 diz que ELE é o dono do ouro e da prata). DEUS ESTA INTERESSADO É NA ATITUDE QUE NOS LEVA A OFERTAR.

 

_ Quando DEUS exige honra, ELE esta desejando ser distinguido de todas as demais coisas em nossa vida, mesmo aquelas que temos como mais preciosas.

 

  • TEMOS QUE ENTENDER QUE DEUS, É DEUS, E HONRÁ-LO COMO SE HONRA UM SER-HUMANO, É DESQUALIFICA-LO DE SUA GRANDEZA.

 

O evangelista Mateus diz: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? Pois a todas estas coisas os gentios procuram. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”(Mt 6:31-33)

 

  • A HONRA A DEUS, ATRAVÉS DE NOSSAS VIDAS DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR e SER SUPERIOR A QUALQUER OUTRA COISA, PORQUE SE ASSIM NÃO FIZERMOS, NÃO ESTAMOS HONRANDO-O COMO SE DEVE HONRÁ-LO.

 

Mas a pergunta é: POR QUE DEUS DESEJA TANTO SER HONRADO?

 

Salmo 35:27 diz: “... Seja engrandecido o SENHOR, que se deleita (prazer intenso) na prosperidade do seu servo.”

 

  • DEUS DESEJA TANTO QUE VOCÊ O HONRE, para que através dos princípios que ELE estabeleceu em sua PALAVRA; VOCÊ SEJA ABENÇOADO.

 

  • DEUS DESEJA TANTO QUE VOCÊ O HONRE, porque a honra a Deus gera a oportunidade da abundância de Deus em sua vida.

(Pv 3:9-11 diz: “Honra ao SENHOR com a tua riqueza, com as primícias de tudo o que ganhares, e os teus celeiros estarão cheios de trigo, os teus lagares transbordarão de vinho novo.”)

 

A HONRA A DEUS GERA UM MEMORIAL DE SEU NOME DIANTE DO SENHOR.

Ml 3:14-16 “Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos EXÉRCITOS? Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos, também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam a Deus, e escapam. Então aqueles que temiam ao SENHOR falaram uns aos outros, e o SENHOR atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao SENHOR, e para os que se lembravam do seu nome.”

 

  • POR OUTRO LADO, 1Sm 2:30 diz:“Portanto, diz o SENHOR DEUS de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o SENHOR diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.”

 

VEMOS QUE QUANDO NÃO HONRAMOS A DEUS, E NÃO CUMPRIMOS SEUS PRINCÍPIOS, DEIXAMOS DE OBTER OS MILAGRES DO SENHOR EM NOSSA VIDA.

 

  • A falta de HONRA A DEUS gera a escassez na vida do homem

(Ag 1:6-9 “Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? Diz o SENHOR dos EXÉRCITOS. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos.”)

 

VEMOS QUE A HONRA É UM PRINCIPIO, E QUE DEUS PREOCUPA-SE TANTO EM SER HONRADO, PORQUE ELE AMA ABENÇOAR A VIDA DAQUELES QUE SEGUEM SEUS PRINCIPIOS.

  

Amém. Glória a Ti SENHOR, por tua Palavra.

Pr. Renato Soares