012 A transformação de Naamã

2 Reis 5 : 1 – 19

 

  • MUITOS VIVEM UMA VIDA COMO A DE      NAAMÃ, APARENTEMENTE ESTÃO SORRINDO, PARECE ESTAR TUDO BEM, MAS NA      VERDADE, A REALIDADE É OUTRA (Família desestruturada, Vida Financeira arruinada, Saúde destruída, etc.)

 

E como diz o v.1: “Naamã, comandante do exército do Rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria, era ele herói da guerra, porém leproso.”

 

PORÉM QUANDO TEMOS A OPORTUNIDADE DE UM ENCONTRO COM O DEUS, TUDO PODERÁ MUDAR EM NOSSA VIDA.

 

O vs. 2-3 dizem: “Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.”

 

  • ESTE TEXTO NOS MOSTRA COMO DEUS USA      MEIOS IMAGINAVEIS PARA NOS ALCANÇAR, PARA PROPORCIONAR SUAS MARAVILHAS EM      NOSSAS VIDAS:

 

1º. Porque aquela menina tinha todos os motivos para não se importar com Naamã, afinal ele havia tornado-a uma escrava.

2º. Porque por ser aquela menina uma escrava, como poderia um Comandante cheio de honras dar ouvidos a ela? (“Tomara o meu      senhor estivesse diante do profeta que está em Samária, ele o restauraria      da sua lepra.” v.3)

 

A FÉ DAQUELA MENINA ESTAVA ACIMA DE      QUALQUER CONCEITO, POSIÇÃO ou SENTIMENTO. MESMO ARRISCANDO A PROPRIA VIDA,      O QUE IMPORTAVA PARA ELA ERA VER SEU PATRÃO SER TRANSFORMADO PELO DEUS QUE      ELA SERVIA.

 

#  PORÉM APESAR DE NAAMÃ TER ACREDITADO EM SUA ESCRAVA, ELE COMETE O 1º. Erro. PORQUE AO INVES DE SE DIRIGIR AO PROFETA, COMO HAVIA OUVIDO, ELE SE DIRIGIU AO REI. E MUITAS VEZES AGIMOS DA MESMA FORMA, INDO AO LUGAR ERRADO.

(V. 5-6 “ respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã meu servo, para que o cures da sua lepra.”)

 

#  NAAMÃ HAVIA SE DIRECIONADO AO LUGAR ERRADO, PORÉM, POR SER DEUS MISERICORDIOSO e SEMPRE DESEJAR TER UM ENCONTRO CONOSCO, DEU-LHE UMA NOVA OPORTUNIDADE.

(v. 8 “ ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.”)

 

  • DEUS SEMPRE DESEJOU TER UMA ALIANÇA      COM O HOMEM, AFINAL ELE ENVIOU SEU FILHO COM ESTE OBJETIVO. E AQUI VEMOS O      2º. Erro de Naamã: Porque assim como Naamã, MUITAS VEZES PENSAMOS QUE DEVE      SER DO NOSSO JEITO QUE SEREMOS ABENÇOADOS.

(v. 10-12 “ então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo,/ pôr-se-ia de pé,/ invocaria o nome do Senhor, seu Deus,/ moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso/. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todos as águas de Israel?/ Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo?/ E voltou-se e se foi com indignação.”)

 

 #  NAAMÃ PENSOU QUE ELE SERIA CURADO ATRAVES DE UMA PESSOA, OU  ATRAVES DA AGUA, MAS O SENHOR QUERIA MOSTRAR QUE ELE SERIA CURADO PELO PODER DO DEUS DE ISRAEL. 

 

  • A ORDEM DO PROFETA FOI QUE ELE MERGULHASSE      SETE VEZES NO RIO JORDÃO, E PARA NAAMÃ SER CURADO ELE PRECISA ACREDITAR NA      PALAVRA DO PROFETA, PORQUE DEUS NÃO PODERIA OPERAR O MILAGRE EM UM CORAÇÃO      INCREDULO

(v. 10  “ então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.”)

 

__ SOMENTE DEPOIS QUE NAAMÃ ACREDITOU QUE PODERIA SER CURADO, É QUE ELE DESCEU AO RIO JORDÃO E ALI MERGULHOU SETE VEZES.

(v.14 “ então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus, e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.)

 

E Os vs. 15 e 18 DIZEM: “ VOUTOU AO HOMEM DE DEUS, NAAMÃ E TODA A SUA COMITIVA, VEIO, PÔS-SE DIANTE DELE E DISSE: EIS QUE, AGORA, RECONHEÇO QUE EM TODA A TERRA NÃO HÁ DEUS, SENÃO EM ISRAEL ... E QUE ESTE TEU SERVO NUNCA MAIS OFERECERÁ SACRIFICIO A OUTROS deuses, SENÃO AO SENHOR.”

 

  • QUANDO VERDADEIRAMENTE TEMOS UMA      EXPERIÊNCIA COM DEUS, A MUDANÇA É IMEDIATA e PROGRESSIVA, assim como foi      com Naamã.

 

E o mais de tudo isso, DEUS DESEJA DA MESMA FORMA, ASSIM COMO AGIU NA VIDA DE NAAMÃ, AGIR NA SUA VIDA TAMBÉM, BASTA QUE VOCÊ DESEJE SE COLOCAR EM SUA PRESENÇA TAMBÉM.

 

Obrigado SENHOR JESUS, mais uma vez e sempre, por tua Palavra.

Pr. Renato Soares