013 O milagre traz cura a honra salvação

Lucas 17 : 11 – 19

“E aconteceu que, indo ELE a Jerusalém, passou pelo meio de Samária e da Galiléia, e entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ELE,  vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças, e este era samaritano. E respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe, levanta-te, e vai, a tua fé te salvou.”

 

  • Hoje vemos muito pessoas em busca de imediatismo, CURAS, CRESCIMENTO FINANCEIRO, PALAVRAS DE PROFECIA, tudo que seja para agora. MAS ATÉ ONDE VOCÊ TEM SIDO GRATO, À AQUELE QUE PROPORCIONA TUDO ISSO?

 

  • A PALAVRA DE DEUS DIZ em Rm 13:7 “Portanto, daí a cada um o que deveis: A quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem temor, temor, e a quem honra, honra.”

 

#  O Pr. Mario de Oliveira nosso Presidente Nacional diz: “QUER CONHECER O CARÁTER DE UM HOMEM, PROCURE SABER O QUANTO ELE É GRATO.”

 

  • GRATIDÃO, HONRA. Não é algo inventado pelo homem, para engrandecimento humano, pelo contrario, HONRA É ALGO DECRETADO PELO PROPRIO DEUS, INCLUSIVE ELE EXIGE A SUA HONRA.

 

Is 29:13 diz: “Porque o SENHOR disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.”)

 

O PRÓPRIO JESUS AO FAZER O MILAGRE EXIGIU A HONRA: (vs. 15-18 “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças, e este era samaritano. E respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?”)

 

  • A QUESTÃO DA HONRA DIANTE DE DEUS É ALGO TÃO SÉRIO, QUE MUITAS VEZES, MILAGRES DEIXAM DE ACONTECER PORQUE FALTOU A HONRA.

 

Dois exemplos para entendermos:

#  Ag 1:9-11 “ Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? Diz o SENHOR DOS EXERCITOS. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz, como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho.”

 

#  Mc 6:4-6 “ Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E admirou-se da incredulidade deles...”

 

( *** tanto no 1º como no segundo exemplo a falta da honra e reconhecimento do SENHOR, impediu a bênção sobre aquele povo.)

 

  • É ATRAVÉS DA HONRA      QUE CONQUISTAMOS A MAIOR DE TODAS AS BÊNÇÃOS DO SENHOR

 

Observemos o texto lido inicialmente:

 

  • v.12 “ao entrar numa      aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos”

PARA QUE OS LEPROSOS ALCANÇASSEM O MILAGRE QUE DESEJAVAM, TOMARAM UMA ATITUDE 

 

  • v.13 “e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!”

PARA QUE OS LEPROSOS ALCANÇASSEM O MILAGRE QUE DESEJAVAM, RECONHECERAM SUA NECESSIDADE.

 

  • v.14 “ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

PARA QUE OS LEPROSOS ALCANÇASSEM O MILAGRE QUE DESEJAM, OBEDECERAM A DIREÇÃO DADA.

 

E É AQUI QUE MUITOS PARAM. ESTÃO DISPOSTOS A FAZER SACRIFICIOS IMEDIATOS, QUE GERAM MILAGRES IMEDIATOS. PORÉM MUITO ALÉM, O SENHOR DESEJA NOS DAR O MAIOR DE TODOS OS MILAGRES.

 

O vs. 15-19 dizem: “Um dos dez vendo que fora curado, voltou, dando GLÓRIA A DEUS em alta voz, e prostrou-se com rosto em terra aos pés de JESUS, agradecendo-lhe, e este era samaritano. Então, JESUS lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai, a tua fé te salvou.

 

  • TODOS OS DEZ FORAM CURADOS, mas somente um AQUELE QUE HONROU A JESUS, É QUE RECEBEU A MAIOR DE TODAS AS BÊNÇÃOS, a salvação!

 

#  SOMENTE AQUELES QUE HONRAM, SERÃO DIGNOS DAS GRANDES BENÇÃOS.

 

  • Josué honrou a Moisés até o fim, e foi seu sucessor.
  • Eliseu honrou a Elias até o fim, e recebeu porção dobrada do seu espírito.
  • Timóteo honrou a Paulo até o fim, e recebeu a unção do pastoreio através de suas mãos.
  • Pedro honrou a JESUS até o ultimo momento, e a ele foi dado o privilégio de começar a igreja.
  • EU e VOCÊ se honrarmos a JESUS teremos o direito da SALVAÇÃO.

 

Muito obrigado SENHOR, por ter em minha vida este privilegio. TE HONRAR COMO MEU DEUS.

Pr. Renato Soares