017 O verdadeiro significado da Páscoa

Êxodo 12 : 21 – 29

“Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai  a Páscoa. Tomai um molho de hissopo (planta usada para borrifar líquidos), molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia, nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios, quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir. Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre. E, uma vez dentro na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, observai este rito. Quando vossos filho vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou. E foram os filhos de Israel e fizeram isso, como o SENHOR ordenara a Moises e a Arão, assim fizeram. Aconteceu que, à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia (prisão escura), e  todos os primogênitos dos animais.”

 

Para o mundo hoje a “PÁSCOA” significa um coelho distribuindo muitos ovos de chocolate, um comercio rentável além de um feriado prolongado.

 

COMO SURGIU ESTE COSTUME NO MEIO CRISTÃO?

 

# Nas religiões orientais e na mitologia grega o OVO é o símbolo da vida, pois ao olharmos para um ovo, nada vemos, mas aquilo que parecia morto, surge de dentro de uma vida, e por este simbolismo foi introduzido também na igreja católica no século XVIII para representar a morte e ressurreição de JESUS.

 

# E o COELHO o símbolo da fertilidade pagã foi introduzido na igreja católica somente por volta de 1215, para simbolizar a fertilidade e abundancia do povo.

 

  • PORÉM O      QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA PÁSCOA?

 

__ A Páscoa marca a libertação do Povo Judeu de 430 anos de escravidão, e hoje a LIBERTAÇÃO DO POVO CRISTÃO DAS GARRAS DO DESTRUIDOR.

 (v.23 “porque o SENHOR passará para ferir os egípcios, quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir. Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, perpetuamente.”)

 

 A PÁSCOA ALÉM DE SER A PASSAGEM DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERTADE e da MORTE PARA VIDA, TAMBÉM NOS ENSINA 4 PRINCÍPIOS.

 

1º. – O PRINCÍPIO DA UNIDADE, porque para celebrar a Páscoa é necessário estar em família.

(v.21 diz: “chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias.”)

 

– O PRINCIPIO DA EXCELENCIA NO ALTAR DE DEUS, porque somente era aceito pelo sacerdote os animais sem defeitos para o sacrifício.

(v.21 ainda diz: “ ... imolai a Páscoa.”)

 

#  Da mesma forma que Deus nos deu o seu melhor (SEU FILHO), ELE também exige o nosso melhor.

 

Para celebração da Páscoa, antes era necessário que o sacerdote aprovasse o animal a ser sacrificado. Tanto que Dt 15:21 diz: “Porém, havendo nele algum defeito, se for coxo, ou cego, ou tiver outro defeito grave, não o sacrificaras ao SENHOR, teu DEUS.”

 

*** O PRÓPRIO JESUS COMO CORDEIRO DE DEUS PASSOU POR ESTA APROVAÇÃO

 

__ Jo 18:29 diz: “Então, Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse: Que acusação trazeis contra este homem?

 

__ Jo 19:4   diz: “Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.”

 

__ Jo 19:6  diz:  “Tomai-o vós outros e crucificai-o, porque eu não acho nele crime algum.”

 

3º. – O PRINCIPIO DA PURIFICAÇÃO, porque é impossível estar na presença de Deus se não houver arrependimento.

v.22 diz: “ Tomai um molho de hissopo,...”

(o hissopo era um ramo usado para borrifar líquidos na purificação do templo e do povo)

 

#  NO SÁBADO POR EXEMPLO, é costume em muitos lugares, celebrar a crucificação de Judas, como vingança do ele fez ao Mestre, porém o próprio Mestre quando Pedro sacou da espada para defende-lo, disse: “Quem com espada fere, com espada será ferido. ”(Mt 26:47-56)

 

#  Não foi Jesus que condenou a Judas, tanto que ele o chamou de amigo. O que condenou a Judas foi ele próprio, por não se arrepender de seu feito.

 

E É IMPOSSIVEL PARA O HOMEM VER Á GLORIA DE DEUS SEM QUE AJA PURIFICAÇÃO, SEM QUE AJA ARRENDIMENTO.

(Rm 3:23 “ pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”)

 

4º. – O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA

(v.22 ainda diz: “molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia, nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã.”)

 

O MAIOR DESEJO DO SENHOR É ABENÇOAR SUA CRIAÇÃO, PORÉM ELE SÓ IRA FAZÊ-LO SE CUMPRIRMOS SEUS PRINCIPIOS. (Ex. de filho em relação ao Pai)

(Dt 11:13-15 “Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as ultimas ... e comerei e vos fartareis.”)

 

  • PORÉM, PORQUE ENTÃO NÃO SE CELEBRA MAIS A PÁSCOA HOJE COM      CORDEIRO?

 

Lc 22:15-20 diz: “ E disse-lhes: Tendo desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comereis, até que ela se cumpra no reino de Deus. E tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós, pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. E tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”

 

###  Hoje o próprio JESUS se fez cordeiro a favor de cada um de nós, como sacrifício perfeito a favor de nossos pecados, e como ELE próprio disse: “ESTÁ CONSUMADO” (Jo 19:30)

 

  • AGORA      SÓ DEPENDE DE VOCÊ RECONHECER ESTE SACRIFICIO E SE RENDER TOTALMENTE A      ELE.

Tanto que Rm 10:9-10 diz: “Se com a tua boca, confessares Jesus como SENHOR e, em teu coração, creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”

 

  

Obrigado SENHOR por ser nosso cordeiro pascal e Muito obrigado por tua Palavra em minha vida.

Pr. Renato Soares