019 Nascer de Novo OPORTUNIDADE para todos

João 3 : 1 - 5

 

Deus não criou o homem para ser um robô, mas para que tivesse a oportunidade de escolher o que deseja fazer.

 

Ha algumas coisas que não podemos escolher, como mae, pai, parentes, o que vai acontecer na natureza, etc..., porem outras estão condicionadas a decisão que iremos tomar.

(1 Co 6:12 “todas as coisas me são licitas, mas nem todos convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”)

 

Toda escolha traz uma conseqüência, independente de quem voce seja. E com Nicodemos não foi diferente, apesar de ser ele um homem muito importante na época

(v. 2-3 “ Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”)

 

QUEM ERA NICODEMOS?

Nicodemos era fariseu (seguidor rigoroso da Lei de Moises)

Nicodemos era membro do Sinédrio ( O mais alto tribunal religioso dos judeus )

Nicodemos era um sumo sacerdote ( sumo – grande / sacerdote – separado para ser mediador entre Deus e os homens )

 

Se Jesus tivesse falado a um homem como Zaqueu (cobrador de impostos), a Maria Madalena (prostituta), ao ladrão pregado na cruz, poderíamos imaginar que somente alguns teriam que nascer de novo.

 

O novo nascimento é algo que Deus deseja para todos (Tg 1:18 “ Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas), porem não são todos os que nascem de novo. (Jo 1:12-13 “ mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”)

 

O novo nascimento exige um desprendimento da natureza afetada pelo pecado, para que o espírito possa frutificar no reino espiritual

(Jo 12:24 “ em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas, se morrer, produz muito fruto.”)

 

Aquele que não deixa o pecado mesmo conhecendo a verdade, é porque ainda não tem um novo coração e na verdade nunca experimentou o novo nascimento.

(Ez 36:26-27 “ dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo, tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardareis os meus juízos e os observareis.”)

 

Nascer de Novo não é ser curado, liberto ou prospero, nascer de novo é muito mais do que tudo isso. Nascer de novo é ter o Espírito Santo habitando dentro de voce.

(1Co 3:16-18 “ não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita me vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. Ninguém se engane a si mesmo...”)

 

Nascer de Novo é ter um coração diferente do anterior, e uma vida que busca a santidade a todo tempo.

(Rm 12:1-2 “ rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”)

 

Quando nascemos de novo passamos a ter a marca de Deus em nossas vidas.

(Mt 3:16 “ batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz do céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”)

 

Quando nascemos de novo:

 

*  O Espírito Santo passa há habitar em nosso coração

(1 Co 6:19-20 “ acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo ... Porque fostes comprados por preço...”)

 

*  O sangue de jesus nos cobre de todo mal

(Ex 12:13 “o sangue vos será por sinal ... quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora...”)

 

*  e os anjos de deus ao nosso redor nos proteger de todo ataqeu de satanas

(1Pe 5:8 “ o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”)

 

 

Papai obrigado por tua Palavra

Pr. Renato Soares