020 Trabalho: Bênção ou Maldição?


Colossenses 3:22-24

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao SENHOR. (23) E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao SENHOR, e não aos homens, (24) sabendo que do SENHOR recebereis como recompensa a herança, servi a Cristo, o SENHOR.”

 

ESTE TEXTO NOS MOSTRA A IMPORTANCIA DO TRABALHO TANTO PARA COM OS HOMENS (v.22), TANTO PARA COM DEUS(v.23-24).

 

Sendo tão importante para ambos, o que significa esta palavra: “TRABALHO”

 

                De acordo com o dicionário Aurélio, “trabalho é a aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim. É a  atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.”

 

_ Mas como o trabalho é visto?

 

Se analisarmos o trabalho aos olhos do Gato Garfield, que detesta as segundas-feiras, vamos dizer que é algo horrível.

 

_ INCLUSIVE MUITOS APESAR DE NÃO SEREM O GATO DOS DESENHOS ANIMADOS, TAMBÉM TEM COMO UM TERROR OS DIAS QUE TEM QUE TRABALHAR.

 

Talvez para estes fosse interessante apresenta-los as formigas, tanto que a Bíblia diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio, a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. Oh preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?”(Pv 6:6-9)

 

BASEADO NESTE PRIMEIRO EXEMPLO VEMOS QUE O TRABALHO É ALGO IMPORTANTE, E NÃO UM TERROR.

 

Porém se analisássemos o trabalho baseado no histórico de Adão, poderíamos entender que o trabalho é uma maldição para o homem. Afinal se não fosse a desobediência de Adão, poderíamos até hoje estarmos apenas cuidando do jardim e usufruindo das bênçãos eternas.

(Gn 3:17-19 “e ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa, em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pó, e ao pó tornarás.”)

 

NO ENTANTO TAMBÉM NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO, AFINAL LOGO NO PRIMEIRO VERSICULO DA BIBLIA ESTA ESCRITO “No principio criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1:1)

 

Assim como o dicionário Aurélio define a palavra trabalho, ou seja, é a aplicação das forças e faculdades humanos para alcançar um determinado fim. (neste caso SOBRENATURAL E DIVINA). VEJA QUE ATÉ NA BÍBLIA O TRABALHO JÁ SE ENCONTRA INSERIDO NO PRINCIPIO DE TUDO,  e neste em especial, O TRABALHO DO PROPRIO DEUS.

 

ENTÃO TAMBÉM NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO PARA O HOMEM, PODEMOS AFIRMAR QUE A TERRA FOI AMALDIÇOADA POR CAUSA DA DESOBEDIENCIA DO HOMEM.

 

PORÉM SE ANALISARMOS O TRABALHO NA VISÃO BÍBLICA: ENTÃO CHEGAREMOS A CONCLUSÃO QUE O TRABALHO É UMA IDEIA DIVINA, TANTO QUE SALOMÃO DIZ: “Eis que a felicidade do homem é comer e beber, desfrutando do produto do seu trabalho, e vejo que também isso vem da mão de Deus, pois quem comerá e quem beberá, se isso não vier DELE? (Ec 2:24) e ainda diz: “E compreendi que não há felicidade para o homem a não ser no prazer e no bem-estar durante a vida. E, que o homem coma e beba, desfrutando do produto de todo o seu trabalho, é dom de Deus.” (Ec 3:12-13)

 

VEMOS DE FATO E PODEMOS CONCLUIR ENTÃO QUE O TRABALHO É UMA BÊNÇÃO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM.

 

#  E se analisarmos de uma forma mais ampla, veremos que o trabalho foi criado por Deus em dimensão muito maior do que apenas para suprir as necessidades do homem, MAS TAMBÉM PARA FAZER A OBRA DE DEUS. TANTO QUE O MAIOR EXEMPLO QUE TEMOS DIZ: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo 5:17)

 

#  TODOS NÓS, FOMOS GERADOS PELO SENHOR, NÃO APENAS PARA ATRAVÉS DO NOSSO TRABALHO SATISFAZERMOS NOSSOS DELEITES, MAIS TAMBÉM PARA USA-LO EM PROL DA OBRA DO SENHOR.

 

Jo 6:27 diz: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.”

 

PORTANTO NÃO SEJA COMO O Garfield (dos desenhos animados), TENDO O TRABALHO COMO UM TERROR, E TAMBÉM NÃO DIGA QUE O TRABALHO É UMA MALDIÇÃO.

PELO CONTRARIO, TENDO O TRABALHO COMO BÊNÇÃO, TRABALHE TANTO PARA SEU SUPRIMENTO, TANTO COMO PARA DEUS, porque como o Apostolo Paulo diz: NO SENHOR SEU TRABALHO NUNCA SERÁ EM VÃO. (1Co 15:58).

 

 

Obrigado SENHIOR por tudo e por tua Palavra em minha vida.

Pr. Renato Soares