022 Uma mulher notável

 

Hebreus 11 : 6 – 38

 

ESTE TEXTO FALA DE PESSOAS QUE TIVERAM UM AEXPERIENCIA IMPAR COM DEUS.

 

A CONFIANÇA DESTAS PESSOAS ERA TOTAL EM DEUS, TANTO QUE OS vs. 33-38 dizem: “Estes, pela fé, conquistaram reinos, exerceram a justiça, viram se realizar as promessas, amordaçaram a boca de leões, extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros. Algumas mulheres reencontram seus mortos pela ressurreição. Outros foram torturados, recusaram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes e as prisões. Foram lapidados, foram serrados e morreram assassinados com golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com peles de carneiro ou pelos de cabras, oprimidos e maltratados, sofreram privações. Eles, de quem o mundo não era digno...”

 

#   E ENTRE ESTES HEROIS NA GALERIA DA FÉ, EXISTEM DUAS MULHERES CITADAS:

 

_ UMA É SARA, esposa de Abraão, destinada pelo próprio DEUS a ser mãe que iria gerar a semente do povo de Israel.

(v11-12 “pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.”).

 

_ A outra é RAABE, moabita e prostituta, destinada a ser destruída juntamente com todo o seu povo, pois esta era uma cidade que havia sido gerada através de maldição.

(Gn 19:36-38 “e conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E teve a primogênita um filho e chamou o seu nome Moabe, este é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje. E a menor também teve um filho e chamou o seu nome Bem-Ami, este é o pai dos filhos de Amom, até o dia de hoje.”)

 

MAS O QUE FEZ ESTA MULHER PARA NÃO SER DESTRUIDA COM TODO O POVO, MUDAR SUA HISTORIA, de TODA A SUA FAMILIA e AINDA FAZER PARTE DA GALERIA DA FÉ?

 

Josué 2: 9 -13 diz: “ e disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós. 10  Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seom e a Ogue, que estavam dalém do Jordão, os quais destruístes. 11  Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença: porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. 12  Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, pois que vos fiz beneficência, que vós também fareis beneficência à casa de meu pai, e dai-me um sinal certo, 13  de que dareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte.”

 

##  RAABE TEVE SUA VIDA TRANSFORMADA PORQUE OUVIU FALAR DE UM DEUS TODO-PODEROSO e um DEUS QUE PODERIA SALVADOR sua vida e de sua família. 

(v.11 “porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”)

 

AQUELA MULHER ESTAVA PRESTES A SER DESTRUIDA, MAS RECONHECEU QUE AQUELES HOMENS (os espias enviados por Josué a destruir a terra) ERAM A OPORTUNIDADE ENVIADA DE DEUS PARA ABENÇOA-LA.

(A IGREJA É A OPORTUNIDADE HOJE PARA ABENÇOAR SUA VIDA)

 

__ MESMO PRESTES A SER DESTRUIDA RAABE AINDA ACREDITAVA QUE DEUS PODERIA MUDAR O DESTINO DE SUA VIDA.

(Hb 11:1 “ ora, a fé é a certeza (CAMINHO CERTO) de coisas que se esperam, a convicção (PERSUASÃO ÍNTIMA) de fatos que não se vêem.”)

 

MESMO CORRENDO RISCOS, RAABE ESTAVA DISPOSTA A SE MANTER FIEL ATE O FIM, POIS ACREDITAVA QUE SERIA LIVRE DAQUELA DESTRUIÇÃO QUE ESTAVA PRESTES A ACONTECER.

(v. 12-14 e 21 “ agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai, e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida de toda minha família, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte. Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade... (21) e ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja....”)

 

#  RAABE ERA UMA PROSTITUTA, DESTINADA A DESTRUIÇÃO COM TODO SEU POVO, MAS AO ENTREGAR SUA VIDA NA MÃO DO SENHOR, MUDOU SEU DESTINO e de TODA SUA FAMILIA.

(Js 6:24-25 “ a cidade e tudo quanto havia nela queimaram-no a fogo, ... mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha, e habitou no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.”)

 

#   NAS MÃOS DE QUEM, VOCE MULHER, HOMEM, JOVEM, TEM COLOCADO SUA VIDA?

 

     RAABE tinha no seu destino a destruição, MAS MUDOU SUA HISTORIA e de sua FAMILIA.

     E você . . .? Qual é a sua decisão...?

 

Obrigado SENHOR, muito obrigado por Tua Palavra.

Pr. Renato Soares