029 As ordenanças do SENHOR JESUS

João 3 : 5

'"Respondeu Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus."

 

ASSIM COMO É NECESSARIO O CASAMENTO PARA ALIANÇAR UMA RELAÇÃO ENTRE HOMEM e MULHER, DA MESMA FORMA É NECESSARIO O ESPÍRITO SANTO e o BATISMO PARA SELAR A RELAÇÃO DE DEUS com o HOMEM.

( “... aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”)

 

EM TODO O TEMPO NA HISTORIA DEUS SEMPRE ESTIPULOU UMA FORMA DE ALIANÇA, PARA DETERMINAR O RELACIONAMENTO COM SEU POVO.

 

COM NOÉ   -   O ARCO – ÍRIS

Gn 9:8-15 diz: “ E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco, e com a vossa semente depois de vós, e com toda alma vivente, que convosco está, ...  desde todos que saíram da arca, até todo animal da terra. E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre mim e a terra ... E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne, e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne.”

 

COM ABRAÃO  -  A CIRCUNCISÃO

Gn 17:9-11 diz:  “ Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás o meu concerto, tu e a tua semente depois de ti, nas suas gerações. Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado. E circuncidareis a carne do vosso prepúcio, e isto será por sinal do concerto entre mim e vós.”

 

COM MOISÉS  -  ACERCA DA LIBERTAÇÃO e TERRA PROMETIDA

Êx 6:2- 8  “ Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o SENHOR. E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.  E também estabeleci o meu concerto com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.  E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios escravizam, e me lembrei do meu concerto. Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes.  E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;  e eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei a mão, que a daria a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu, o SENHOR.

 

COM JOSUÉ  -  UMA GRANDE PEDRA

Js 24:24-28 “ E disse o povo a Josué: Serviremos ao SENHOR, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.  Assim, fez Josué concerto, naquele dia, com o povo e lho pôs por estatuto e direito em Siquém. E Josué escreveu estas palavras no livro da Lei de Deus; e tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do SENHOR. E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho; pois ela ouviu todas as palavras que o SENHOR nos tem dito; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.  Então, Josué despediu o povo, cada um para a sua herdade.”

 

__ EM TODOS OS TEMPOS SEMPRE HOUVE UMA ALIANÇA QUE MARCASSE O COMPROMISSO DE DEUS COM SEU POVO e de seu POVO com o seu DEUS.

 

*  NOS DIAS DE HOJE ESTE CONCERTO É O BATISMO e a SANTA CEIA DO SENHOR

 

#  É O BATISMO QUE SELA A ALIANÇA COM DEUS, E A SANTA CEIA O QUE MANTEM ESTA ALIANÇA DIA APÓS DIA.

 

BATISMO e a SANTA CEIA É ALGO TÃO IMPORTANTE QUE O PROPRIO JESUS NOS DEIXOU ESTE EXEMPLO

 

(Mt 3:14-17 diz: “Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ELE. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”)

e

(Lc 22:17-20 diz: “Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós, porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.”)

 

QUANDO SEGUIMOS OS PRINCIPIOS DE JESUS ALGUMAS PROMESSAS COMEÇAM A ACONTECER EM NOSSA VIDA

 

1º. – “e sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que lhe abriram os céus”

__ OS CEUS SE ABREM A SEU FAVOR

 

2º. – “e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ELE.”

__ O ESPIRITO SANTO PASSA A HABITAR EM SUA VIDA

 

3º. – “e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

__ VOCÊ ALEGRA O CORAÇÃO DE DEUS E TORNA-SE UM DE SEUS FILHOS

 

4º. – “isto é o meu corpo, que é dado por vós, fazei isto em memória de mim.”

            __ JESUS PASSA A FAZER PARTE DE VOCÊ

 

5º. – “este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.”

            __ VOCÊ SELA A ALIANÇA COM O SENHOR JESUS

 

VEMOS QUE O BATISMO e a SANTA CEIA É O QUE SELA E MANTEM SUA ALIANÇA COM DEUS E DECLARA ABERTAMENTE QUE VOCÊ MORREU PARA O MUNDO, ATRAVÉS DO SACRIFICIO NA CRUZ DO CALVÁRIO.

 

 ENTÃO A PERGUNTA É: TENDO AGORA ESTE COMPROMISSO SELADO COM SENHOR COMO DEVO AGIR?

 

A resposta para esta pergunta é: PRODUZINDO FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO, COMO DIZ A PALAVRA em Lc 3:8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão, porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão.”

 

VEMOS QUE O BATISMO e a SANTA CEIA SÃO SELOS DO SENHOR EM NOSSA VIDA, MAIS SÃO OS FRUTOS QUE DE FATO MOSTRARÃO AS MUDANÇAS QUE ATRAVÉS DA GRAÇA de CRISTO NOS LEVARÃO AO REINO DOS CÉUS.

 

 

Obrigado SENHOR agora e sempre!

Pr. Renato Soares