030 Como preparar uma mensagem

 

ESCOLA DE LIDERES

Treinando lideres para cumprir o seu propósito no SENHOR.

Matéria: Noções de Homilética (Como preparar uma Pregação)

 

 

Principio Chave da Lição

Pregar a Palavra de Deus é um privilégio, mas também um grande desafio. Porque em tese todos podem pregar, no entanto isso não basta; temos que ser eficazes.

 

 

1 – INTRODUÇÃO

 

             A PALAVRA DE DEUS diz: “PREGA A PALAVRA, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2Tm 4:2)

 

              E ainda a mesma PALAVRA diz: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DE DEUS.” (2Tm 2:15)

 

             Vemos que pregar não uma questão de opção para os salvos em Cristo Jesus, e sim, mais uma das ordens de nosso SENHOR JESUS CRISTO aos seus discípulos.

 

             ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS, TORNA NOSSOS PÉS MARAVILHOSOS DIANTE DO SENHOR, tanto que Rm 10:13-15 diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Mas como poderiam invocar aquele em quem não creram? E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador? E como podem pregar se não forem enviados? Conforme está escrito: Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas noticias.”

 

2    - CONCEITO DE PREGAÇÃO

 

2.1 COMO ENTÃO DEFINIR UMA PREGAÇÃO?

 

             Pode ser definida como a transmissão da mensagem de Deus para o homem.

 

             Pregação resulta em comunicação, Deus falando através do homem para que suas ordens sejam obedecidas. Harwood Pattison declarou: “Pregação é a comunicação oral da verdade divina com o propósito de persuadir (Persuadir é o mesmo que convencer, levar a crer).”

 

             2.2 POR QUE A IGREJA PREGA? (lembre-se que a igreja somos nós)

 

             A igreja prega porque ela existe a partir de um Deus que fala e se comunica.

 

             Veja o que diz Hb 1:1-3 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo, sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu SER, e sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder...”

 

             2.3  QUANDO A PREGAÇÃO É A PALAVRA DE DEUS?

 

             A pregação é a Palavra de Deus quando ela é fiel às Sagradas Escrituras. POR ISSO É IMPORTANTE QUE O PREGADOR INTERPRETE A BÍBLIA CORRETAMENTE. (Mt 18: 6 diz: “Qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.”)

 

3    - O MINISTERIO DA PREGAÇÃO

 

3.1   O ESPÍRITO SANTO E A PREGAÇÃO

 

             Uma pregação eficaz não é composta só de um bom preparo intelectual e de um esboço (mais adiante aprenderemos como fazer um esboço) bem elaborado. É PRECISO TER A UNÇÃO DE DEUS, A ATUAÇÃO DO ESPIRITO SANTO.

 

             É ELE O ESPIRITO SANTO o inspirador da Bíblia (Palavra de Deus), é ELE quem fala ao coração dos ouvintes e faz com que ocorra o milagre de transformar as palavras humanas em Palavra de Deus.

 

             O ESPÍRITO SANTO é ESSENCIAL ao pregador, “SEM o ESPÍRITO SANTO a pregação será meramente humana e nenhuma transformação acontecerá.”

 

3.2   DEFININDO O PAPEL DO PREGADOR

 

“ Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome (O nome de Jesus) e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens... Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los. Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens, e prosseguiu ... Agora vos digo: Daí de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los, para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus... Retiraram-se pois Pedro e os apóstolos da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo.” (At 5:28-42)

            

             Pregador é alguém que recebe a mensagem de DEUS e entrega aos homens

 

             O Pregador não é um entregador de recados, mas um porta voz da mensagem de Deus aos homens.

 

             O Pregador é um comunicador do que Deus quer falar aos homens.

 

             O Pregador não está apresentando uma erudita pesquisa de um texto, nem fazendo exibição de seu próprio conhecimento, ele está tratando com almas vivas e deseja comovê-las, conduzindo-as com ele, guiando-as à verdade.

 

             O propósito do Pregador não deve ser meramente suprir uma necessidade momentânea, mas equipar o ouvinte para enfrentar os obstáculos na vida.

 

4         ALGUMAS DAS QUALIDADES NECESSARIAS AO PREGADOR

 

             4.1 UNÇÃO – At 1:8 “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

 

             4.2 RESPONSABILIDADEJr 48:10 “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR negligentemente...”

 

             4.3 AUTORIDADELc 4:32 “Eles ficavam pasmados com seu ensinamento, porque falava com autoridade.”

 

             4.4 COMPETENCIA INTELECTUAL1Tm 4:13-14 “... aplica-te à leitura, à exortação, à instrução. Não descuides do dom da graça que há em ti...”

             E outros...

 

5         A NATUREZA DA HOMILÉTICA

 

             5.1 CONCEITO DA HOMILÉTICA

 

             Homilética é a arte de preparar sermões e pregar a PALAVRA DE DEUS. É a ciência que se ocupa com a pregação cristã.

 

             5.2 VANTAGENS DO ESTUDO DA HOMILÉTICA

 

_  Desenvolve a arte da expressão

_ Ajuda a desenvolver o raciocínio

_ Evita repetição monótona e a preguiça

_ Ajuda a desenvolver a vida espiritual (já que o pregador sabe que depende de Deus)

_ Obriga o pregador a estudar cada vez mais, trazendo benefícios para si mesmo e para os seus ouvintes

 

OBSERVAÇÃO:

As técnicas ajudam, no entanto nunca se esqueça, TUDO ISSO SÓ SERÁ UTIL SE DEPENDERMOS TOTALMENTE DE DEUS.

 

             5.3 A IMPORTANCIA DA HOMILÉTICA

 

             O sermão é uma mensagem cujo objetivo é causar impacto imediato sobre os ouvintes. E para produzir tal impacto, o sermão deve ser isento de duvida e não conter material alheio ao tema principal.

 

             O sermão deve ser elaborado de tal forma que os ouvintes possam compreender, sem dificuldade, o ponto principal da mensagem. É este o motivo de uma estrutura homilética.

 

             5.4 CARACTERISTICAS DE UMA BOA ESTRUTURA

 

_ UNIDADE: Pregue uma mensagem de cada vez. Um só assunto: Salvação, Perdão, Dízimo, Santidade, etc. Nunca todos de uma vez. Isso trata confusão para quem ouve.

 

_ ORDEM: As ideias devem ter uma sequencia. Devem caminhar em uma  crescente para o clímax.

 

             5.5 ELEMENTOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE UM ESBOÇO

 Tema ou Título (Um titulo bem escolhido, já lhe trará a oportunidade de prender a atenção de todos)

 Texto Bíblico (O texto bíblico escolhido terá que literalmente ser de acordo com o assunto em questão).

 

Observação: A escolha poderá ser do texto bíblico para o tema a ser ministrado, ou do tema com respaldo de um texto bíblico.

 

Introdução (Aqui é onde você irá gerar no ouvinte o despertamento em relação ao assunto em questão, se você não consegue na introdução prender a atenção do ouvinte, depois será mais difícil.)

 Desenvolvimento (este é o momento da mensagem onde você estará desenvolvendo seu assunto, de forma que leva todos os ouvintes ao entendimento do que deseja passar, ou seja o tema em questão.)

 Conclusão (A conclusão é o climax da mensagem, é o que todos devem esperar a todo tempo. É o momento onde você irá apresentar o fechamento, o que você a todo tempo estava gerando através do desenvolvimento. Para que o ouvinte esteja pronto para responder ao Apelo.).

 

UMA AJUDA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA MENSAGEM (esboço): Pense como um fruto chega até suas mãos. [Primeiro é necessário uma semente (inicio), para que gere uma árvore (desenvolvimento) e consequentemente o fruto (conclusão)].

 

Veja o exemplo abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

INICIO

 

( plantando a semente )

 

 

 

 

 

TEMA ou TITULO

 

 

“ COMO CHEGAR A DEUS ”

 

 

TEXTO BIBLICO

 

 

Jo 14:5-6 “ Disse-lhe Tomé: SENHOR, não sabemos para onde vais, como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao PAI senão por mim.”

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

# Quantas são as pessoas que tem andado, mas na realidade tem andado sem direção?

 

# Quantas vezes nos vemos em situações que parece não ter mais saída?

 

# Quantas vezes como Tomé, estamos com o SENHOR, mas não sabemos como tomar posse do que ele tem a nos oferecer?

 

# Quando Tomé perguntou sobre o caminho Jesus mostrou a ele três verdades:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

(Cuidando

do crescimento da árvore)

 

 

 

 

 

 

 

 

DIVISÕES

 

DO

 

DESENVOLVIMENTO

 

1º. Eu sou o caminho

 

Para estarmos no caminho certo, precisamos estar no caminho que Jesus tem para nós.

 

Quando Jesus diz, EU SOU O CAMINHO, significa dizer que não há outra alternativa

 

 

2º.  Eu sou a verdade

 

Jesus esta dizendo que NELE não há mentira, e se desejamos conhecer o caminho para nos levar a Deus, é necessário conhecê-lo primeiro.

 

Veja o que Jesus diz em Jo 14:7 “se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.”)

 

 

3º. Eu sou a vida

 

Jesus é o principio de tudo, tanto que ELE afirma ser a vida. E Ap 21:6 diz: “Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.”

 

 

 

CONCLUSÃO

 

(colheita do fruto)

 

 

 

APLICAÇÃO

e

APELO

 

 

 

Para chegarmos a Deus Pai, é necessário seguir e conhecer a JESUS, e saber que é DELE que

tudo procede. (v.6 “... ninguém vem ao Pai senão por mim.”)

 

Segue com Apelo

 

       

 

 

Deus lhe abençoe!!!

Espero que contribua através deste estudo para vosso crescimento.

E que a graça do SENHOR lhe capacite em cada mensagem preparada a partir de agora.

 

Pr. e Professor Renato Soares

ESCOLA DE LIDERES – I.E.Q IMBUÍ