031 O que entristece ao Espírito Santo

Efésios 4 : 30

“E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

 

Apesar de muitas vezes o ESPÍRITO SANTO ser comparado ao fogo, ao azeite, ao vento, a uma pomba, tudo isso na realidade é um simbolismo para representá-lo.


O ESPÍRITO SANTO é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho o são. Tanto que sobre seus sentimentos a Palavra diz: “E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO DE DEUS...


E não apenas ELE SE ENTRISTECE, COMO SENTE CIÚME DOS SEUS, Tg 4:4-5 diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a Escritura que o Espírito que ele fez habitar em nós tem intenso ciúme?


E ESTE QUE NÃO APENAS SE ENTRISTECE, MAS ATÉ CIÚMES SENTE, FOI ENVIADO COMO CONSELHEIRO PARA ENSINAR e CUIDAR DE FORMA ESPECIAL DE CADA UM DOS SEUS.

 

Jo 14:26 “Mas o AJUDADOR, o ESPÍRITO SANTO a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

 

AGORA; O QUE PODERIA ENTÃO ENTRISTECER AO ESPÍRITO SANTO?

 

1º. IGNORARMOS SUA PALAVRA PARA NOSSAS VIDAS

2Tm 2:15 diz: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”

 

2º. PERDER TEMPO COM CONVERSAS INÚTEIS E IMPRÓPRIAS

2Tm 2:16 diz: “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”

 

3º. NÃO DAR IMPORTANCIA A SUAS ADVERTENCIAS, CONTINUANDO NO ERRO.

Hb 10:26-27 diz: “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.”

 

4º. UMA ATITUDE DESPREZIVEL COM A CASA DE DEUS

Hb 10:25 diz: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”

 

5º. DESENVOLVER RELACIONAMENTO COM PESSOAS REBELDES

Ef 5:11 diz: “Não participem das obras infrutíferas das trevas, antes, exponham-nas à luz.”

 

6º. PALAVRAS QUE NÃO EDIFICAM A SI E AOS OUTROS

Ef 4:29 diz: “ Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

 

7º. PERMITIR QUE PESSOAS NOS ENGANEM COM ERROS E FALSIDADES

Ef 5:6-7 “Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles.”


O ESPÍRITO É O QUE TEMOS DE MAIS PRECIOSO, POR ISSO SE VOCÊ FOI SELADO PARA REDENÇÃO, não o entristeça, PELO CONTRÁRIO, viva para fazer a sua vontade e cumprir o seu propósito. (Gl 5:25 “Se vivemos pelo ESPÍRITO, andemos também pelo Espírito”).

  

Obrigado SENHOR, ALELUIA, por teu ESPÍRITO em minha vida.

Pr. Renato Soares