032 A maior prova de Amor


Jo 3 : 16

“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

Nosso PAI CELESTIAL é a maior prova de amor que alguém possa mostrar através de uma atitude. Tanto que deu seu próprio FILHO a favor da humanidade.

 

Como entender um PAI, que entregou seu próprio Filho?

 

#   Ao longo da Bíblia podemos descobrir através de alguns exemplos, algumas das características que nos levarão a entender a dimensão deste AMOR:

 

1º. Exemplo:  A parábola do Filho Prodigo

Lc 15:18-20 diz: Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.”

 

_  ATRAVÉS DESTE SIMBOLISMO, VEMOS QUE TEMOS UM PAI e um DEUS MISERICORDIOSO e PERDOADOR.

 

#  Assim como nosso pai carnal; ESTA PARABOLA NOS MOSTRA QUE NOSSO PAI CELESTIAL É UM DEUS PERDOADOR e que ESTÁ SEMPRE NA EXPECTATIVA DE QUE VENHAMOS A RECONHECER NOSSOS ERROS.

 

2º. Exemplo: A benção de Jacó sobre os filhos.

Gn 49:1... 22-26 “Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos para que eu vos anuncie o que vos há de acontecer nos dias vindouros... (22-26) José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte, seus raminhos se estenderam sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, pelo Deus de teu pai, o o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios  e da madre. As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros, sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos.”

 

_  JACÓ AQUI MOSTRA COMO TODO PAI DEVE SER, UM PAI QUE ABENÇOA SEUS FILHOS.

 

_  É MUITO IMPORTANTE PARA OS FILHOS RECEBEREM PALAVRAS DE SEUS PAIS, POIS ESTAS PALAVRAS TEM PODER NO MUNDO ESPIRITUAL, TANTO PARA BÊNÇÃO COMO PARA MALDIÇÃO.

 

#  E ESTE É MAIS UM EXEMPLO DE NOSSO DEUS, PORQUE COMO NOSSO PAI CELESTIAL SEMPRE NOS ABENÇOA E NOS ALERTA COMO FILHOS.

 

3º. Exemplo: Mardoqueu e sua sobrinha Hadassa (Rainha Ester)

Et 2:5-7 “Havia então em Susã, a capital, certo judeu, benjamita, cujo nome era Mardoque, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que tinha sido levado de Jerusalém com os cativos que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, o qual Nabucodonosor, Rei de Babilônia, transportara. Criara ele Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, pois não tinha ela nem pai nem mãe, e era donzela esbelta e formosa, e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por filha.”

 

_  ASSIM COMO MARDOQUEU FOI PARA HADASSA (a Rainha Ester), ASSIM É NOSSO DEUS e PAI CELESTIAL, ELE supre a ausência daqueles que por algum motivo nos abandonaram ou estão distantes.

 

_  COMO DEUS e PAI CELESTIAL, ELE É AQUELE QUE SUPRE NOSSAS CARENCIAS e NECESSIDADES.

 

VEMOS ENTÃO QUE DEUS, É UM PAI MISERICORDIOSO e PERDOADOR (ex. do filho prodigo), É UM PAI ABENÇOADOR e CONSELHEIRO (ex. de Jacó com os filhos), E É UM DEUS QUE SUPRE A AUSENCIA DAQUELES QUE SE FORAM ou nos ABANDONARAM, SUPRINDO NOSSAS NECESSIDADES.

 

#  POR ISSO AGORA, QUANDO LEMOS Jo 3:16, ENTENDEMOS PORQUE DEU SEU ÚNICO FILHO A FAVOR DA HUMANIDADE.

PORQUE COMO DEUS e PAI ELE NÃO QUER QUE SUA CRIAÇÃO PEREÇA (para todo aquele que nele crê não pereça), PELO CONTRÁRIO COMO PAI, através de seu único Filho, ELE DESEJA e NOS OFERECE A VIDA ETERNA (para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna).

 

E o Evangelista João diz: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, MAS DE DEUS.” (Jo 1:12)

 

#  E decisão de se tornar um filho de Deus é pessoal e só depende de você.

 

Obrigado MEU DEUS E MEU PAI, obrigado por Tua Palavra em minha vida.

Pr. Renato Soares