033 Homem ou Menino Espiritual?

 

1 Co 13 : 1 - 13

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9  Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10  Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

 

A PALAVRA através do Apostolo Paulo diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (v.11)

 

Diante desta observação a pergunta é:

EU TENHO CRESCIDO DIANTE DO SENHOR?

ATÉ QUE PONTO TENHO TIDO ATITUDES DE MENINO?

 

PARA QUE POSSAMOS REALMENTE CRESCER, TORNANDO-NOS ADULTOS DIANTE DE DEUS É NECESSÁRIO ENTENDER TRÊS PRINCIPIOS BASICOS.

 

A PALAVRA DIZ:

“Agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR, estes três, porém o maior destes é o amor.” (v.13)

 

O 1º. Princípio é a FÉ.

 

A PALAVRA DE DEUS DIZ EM Hebreus QUE A FÉ É A CERTEZA DO QUE SE ESPERA, e a CONVICCÇÃO DO QUE NÃO SE VÊ.

 

POR ISSO TEMOS QUE ENTENDER QUE SERVIR A DEUS, É ACREDITAR NO INACREDITÁVEL, e CONFIAR MESMO QUE PAREÇA IMPOSSÍVEL.

 

POR QUÊ?

PORQUE A FÉ É A CERTEZA (caminho certo) DO QUE ESTOU ESPERANDO.

PORQUE A FÉ É A CONVICÇÃO (persuasão intima) DO QUE AINDA NÃO VEJO FISICAMENTE.

 

O 2º. Princípio é a ESPERANÇA

 

A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ABRAÃO CREU CONTRA A PRÓPRIA ESPERANÇA, NA PROMESSA PARA SUA VIDA.

(Rm 4:18 “ O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.”)

 

ASSIM COMO NO PRIMEIRO PRINCIPIO O SEGUNDO NOS MOSTRA QUE SERVIR A DEUS, É COMO CULTIVAR UMA SEMENTE, VOCE A LANÇA NO SOLO , ESPERA CRESCER E DEPOIS COLHE DOS FRUTOS.

 

O 3º. e maior Principio é o AMOR

João 3:16 diz: “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

FOI JUSTAMENTE POR CAUSA DO AMOR QUE DEUS ENTREGOU SEU FILHO PARA SER CRUCIFICADO A FAVOR DA HUMANIDADE.

 

#  MAS O QUE É AMOR?

 

1Co 13 diz: “ O AMOR é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

 

POR ISSO É IMPORNTE ENTENDERMOS QUE PARA SERVIR A DEUS, O AMOR DEVE SEMPRE SER A BASE DE TUDO EM NOSSA VIDA.

 

TUDO AQUILO QUE FAZEMOS COM AMOR, É DIFERENTE DAQUILO QUE FAZEMOS POR OBRIGAÇÃO.

(1Co 9:16-17 diz: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação, e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio, mas, se de má vontade, apenas uma dispensação (trabalho, função) me é confiada.)

 

O SIGNIFICADO DA PALAVRA JÁ NOS DIZ, QUE QUANDO DEFINIMOS AMOR, NÃO SÃO AS PALAVRAS QUE O EXPRESSAM, MAS AS ATITUDES QUE SE TOMA.

 

Alguns Exemplos:

 

Gn 22:9-12 “ E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.”

 

Quando amamos a Deus, por mais doloroso que seja o pedido obedecemos ao SENHOR.

(“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta...”)

 

Jo 21:15-19 “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, SENHOR, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, SENHOR, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.”

 

Quando amamos a Deus, temos um coração perdoador como o de JESUS e atendemos ao seu chamado.

(O amor não age inconvenientemente... não se ressente do mal...”)

 

DEPOIS DESTE APRENDIZADO PEDRO TORNOU-SE UM DOS APOSTOLOS QUE MAIS FOI USADO COMO ISNTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS, E NA SUA MORTE DEU O MAIOR EXEMPLO DE AMOR AO SEU MESTRE. (não se achou digno de morrer como ELE)

 

E a própria palavra deixada por JESUS – João 14:21 “ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

 

#   DIANTE DESTES TRÊS PRINCIPIOS BASICOS, ATÉ QUE PONTO AINDA TENHO TIDO ATITUDES COMO MENINO?

 

 

Obrigado SENHOR, muito obrigado!!!!!!!!!!!!

Pr. Renato Soares