036 Superando os Obstáculos

Lucas 19:1-10

Tendo JESUS entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. Este procurava ver quem era JESUS, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque importa que eu fique hoje em tua casa. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao SENHOR: Eis aqui, SENHOR, dou aos pobres metade dos meus bens, e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe JESUS: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

                                                                                                         

# ALGO ME CHAMA A ATENÇÃO NESTE TEXTO (v.3): “Este procurava ver quem era JESUS...”

 

VEJA QUE APESAR SER O HOMEM RICO, HOMEM IMPORTANTE, CHEFE DE UMA REPARTIÇÃO (neste caso uma repartição), VIU AINDA ASSIM A NECESSIDADE DE BUSCAR A JESUS.

 

E AINDA NO CASO DESTE HOMEM EM ESPECIAL, ELE VIVIA DUAS REALIDADES: Quando olhado pelos ROMANOS (HOMEM DE POSSES, DE POSIÇÃO), PORÉM QANDO OLHADO PELOS JUDEUS (HOMENS DE POSSES e POSIÇÃO PORÉM CONSEGUIDAS ATRAVES DO ROUBO NOS IMPOSTOS, e um TRAIDOR do POVO JUDEU, porque trabalhava para o Governo Romano)

 

__  A SITUAÇÃO DESTE HOMEM DIANTE DO SEU POVO, ONDE ELE MORAVA NÃO ERA NADA AGRADÁVEL, PORÉM, MESMO ASSIM ELE NÃO DEIXOU DE QUERER CONHECER A JESUS.

 

#  QUANTAS PESSOAS DEIXAM DE CRESCER? DEIXAM DE ALCANÇAR GRANDES CONQUISTAS? DEIXAM DE TOMAR DECISÕES QUE IRÃO MUDAR SUA VIDA? TUDO, ISSO BASEADO NO QUE OS OUTROS VÃO PENSAR ou DIZER?

 

ESTE TEXTO (Lc 19:1-10) NOS MOSTRA e ENSINA ALGUMAS OBJEÇÕES QUE ESTE HOMEM TEVE QUE VENCER PARA ALCANÇAR O QUE ELE DESEJA:

 

O v.3 diz: Este procurava ver quem era JESUS, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.

 

_ VEJA QUE PARA ALCANÇAR O QUE ESTE HOMEM DESEJAVA ELE PRECISOU SUPERAR OS OBSTACULOS QUE HAVIA DIANTE DELE. (“não podia ver Jesus por causa da multidão, porque era de pequena estatura”)

 

O vs.4-5 dizem: “E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque importa que eu fique hoje em tua casa.”

 

_ OBSERVE QUE ATRAVÉS DESTA ATITUDE (subir na árvore) ZAQUEU NÃO SÓ SUPEROU OS OBSTACULOS, COMO CONSEGUIU CHAMAR À ATENÇÃO DE JESUS.

 

QUANTOS TEMOS QUE ESTÃO PRECISANDO DE AJUDA, DA AÇÃO URGENTE DO PODER DE DEUS EM SUA VIDA, MAS NÃO SE MOVEM, PARA MUDAR ESTA SITUAÇÃO?

 

#  Este homem apesar de ter uma posição social que não era bem vista pelos judeus, seu povo.

    Este homem apesar de ser pequeno, o que dificultava seu acesso a JESUS, por causa da multidão.

    FOI ESTE HOMEM QUEM CHAMOU A ATENÇÃO DE JESUS.

 

O INTERESSANTE DE TUDO ISSO, É QUE TODA ESTA MOTIVÇÃO ERA APENAS PARA VER QUEM ERA JESUS. (v.3 “Este procurava ver quem era JESUS.”). Afinal quem é este homem, que cura, que liberta, que faz milagres, que perdoa pecados e que fala sobre uma vida que é eterna?

 

ZAQUEU QUERIA APENAS VÊ-LO, PORÉM QUANTO DESEJAMOS ENCONTRAR A JESUS, ELE SEMPRE IRÁ NOS SURPREENDER. O v.5 diz: “Zaqueu, desce depressa, porque importa que eu fique hoje em tua casa.”

 

MUITOS ACHAM QUE PARA SERVIR A DEUS AS PESSOAS TEM QUE MUDAR TUDO PRIMEIRO, PORÉM A PALAVRA NOS ENSINA AO CONTRARIO.

1º. JESUS ENTRA EM NOSSA VIDA, DEPOIS NOSSA VIDA POR JESUS É TOTALMENTE TRANSFORMADA.

 

_ E SABE O QUE É MAIS INTERESSANTE EM TUDO ISSO, AQUELES QUE ANTES ERAM DESPREZADOS, como Zaqueu por exemplo, PASSAM A SER INCOMODO PARA A MULTIDÃO.

(v.6-7  diz: “... Desceu, pois Zaqueu, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.”)

 

MAS QUANDO TEMOS UM ENCONTRO COM JESUS, COMO DISSE ANTERIORMENTE, NOSSA VIDA É TOTALMENTE TRANSFORMADA.

 

1º. Zaqueu teve seu coração transformado. AQUELE QUE ANTES SÓ PENSAVA EM SI (Publicano), AGORA TAMBÉM ESTAVA PENSANDO NO PROXIMO.

(v.8 “Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao SENHOR: Eis aqui, SENHOR, dou aos pobres metade dos meus bens...”)

 

2º. Zaqueu teve seu caráter transformado. AQUELE QUE ANTES TINHA FAMA DE LADRÃO, AGORA ESTAVA DIZENDO QUE IRIA RESTITUIR A QUEM PREJUDICOU.

(v.8 “... e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.”)

 

DIANTE DAS ATITUDES DE ZAQUEU, AQUELE QUE ERA DESPREZADO PELO SEU PROPRIO POVO, OUVIU DE JESUS: “ hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o FILHO DO HOMEM veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (v.9-10).

 

ASSIM COMO FOI COM ZAQUEU, PODERÁ SER TAMBÉM COM ÁQUELES QUE AJEM DA MESMA FORMA.

 

 

Obrigado SENHOR, obrigado.

Pr. Renato Soares