042 Não temas, somente creia.

Lucas 8 : 40 – 55

 

# Hoje estamos chegando ao 4º Elo da Corrente da Salvação Familiar (alguns no 3º., 2º. e outros que poderão começar hoje) ... E MAIS UMA VEZ A PALAVRA NOS TRAZ UMA SITUAÇÃO EM MEIO A FAMILIA E COMO O MILAGRE OS ALCANÇOU.

 

O v.41 diz: “eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de JESUS, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.”

 

_ DE IMEDIATO ESTE VERSO JÁ NOS ENSINA QUE SE DESEJAMOS ALCANÇAR ALGO DE DEUS, PRECISAMOS 1º. RECONHECER O SEU PODER.

 

_ Jairo, ERA UM HOMEM DO ALTO ESCALÃO JUDAICO (Chefe da Sinagoga), NO ENTANTO ELE NÃO SE IMPORTOU COM SUA POSIÇÃO, O QUE ELE QUERIA É QUE SUA FILHA FOSSE CURADA. (v.42 “pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte...”)

 

AQUELE HOMEM TINHA URGÊNCIA NO SOCORRO, afinal sua filha estava à morte.

 

PORÉM os vs. 43-45 dizem: “Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo lhe estancou a hemorragia. Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou?”

 

DIANTE DAQUELA SITUAÇÃO ONDE TODOS APERTAVAM A JESUS; JESUS AGORA QUERIA  SABER QUEM ESTAVA LHE TOCANDO... imagine como estava aquele homem naquele momento. AFINAL DIANTE DA URGÊNCIA CADA MINUTO ERA PRECIOSO.

 

__  PROVAVELMENTE PODE ATÉ TER PASSADO PELA MENTE DAQUELE HOMEM, MEU DEUS, EU COM MINHA FILHA À BEIRA DA MORTE, E JESUS QUERENDO SABER QUE O TOCOU!

 

QUE Jairo ESTAVA TENSO DIANTE DA SITUAÇÃO, com certeza, ISSO ERA UM FATO.

NO ENTANTO JESUS ESTAVA ALI TRAZENDO UM 2º. ENSINAMENTO:

 

O 1º ensinamento é que para alcançarmos a bênção de Deus, PRECISAMOS RECONHECER O SEU PODER, e o 2º. é: O FATO DE FAZER PARTE DA MULTIDÃO NÃO LHE GARANTE A BÊNÇÃO DE DEUS.

 

Observe que JESUS estava cercado por uma multidão, MAS A PERGUNTA DELE FOI: Quem me tocou?

 

### PARA ALCANÇARMOS A BENÇÃO PARA NOSSA VIDA, FAMILIA, etc. NÃO BASTA FAZER PARTE DA MULTIDÃO, É NECESSARIO TOCAR EM JESUS DE MANEIRA ESPECIAL.

(v.46-47 “Mas disse Jesus: Alguém me tocou, pois percebi que de mim saiu poder. Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada.”)

  

_ JESUS ACABARA DE FAZER UM GRANDE MILAGRE, uma mulher que sofria já a 12 anos, DE REPENDE CHEGA A NOTICIA: “ Tua filha já esta morta, não incomodes mais o MESTRE.” (v.49) 

                                                                                                                                     

TODO AQUELE ESFORÇO, PARECIA TER SIDO EM VÃO, TUDO QUE AQUELLE HOMEM IMAGINOU PARECIA ESTAR ACABADO.

 

Talvez algumas perguntas começaram a surgir:

_ Por que eu tomei essa atitude, procurando esse homem?

_ Por que ele não veio logo quando eu o chamei?

_ Por que Deus permitiu que minha filha morresse?

 

# # #  PORÉM NESTE MOMENTO JESUS, TROUXE O 3º. Ensinamento PARA QUE A BENÇÃO DE DEUS NOS ALCANCE: O v.50 diz: “JESUS, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: NÃO TEMAS: Crê somente, e será salva.”

 

PARA QUE AS BÊNÇÃOS DE DEUS NOS ALCANCE, PRECISAMOS:

__ 1º. Reconhecer o  seu poder

__ 2º. Não basta fazer parte da multidão, é necessário tocar de maneira especial em Jesus

__ 3º. Crer que o milagre acontecerá em nossa vida.

 

MESMO ABALADO COM A NOTÍCIA, AQUELE HOMEM FOI ATÉ O FIM, E O TEXTO DIZ: “Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. E todos choravam e pranteavam, ele, porém, disse: Não choreis, ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que ela estava morta. Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente, e JESUS mandou que lhe desse de comer. E seus pais ficaram maravilhados ...” (vs.51-55)

 

####   MESMO EM MEIO AS CIRCUNSTANCIAS QUANDO ACREDITAMOS EM JESUS, O MILAGRE DELE CHEGA NA NOSSAS VIDAS.

 

 

Obrigado SENHOR por tua Palavra.

Pr. Renato Soares