048 Você tem jeito

Lucas 19:1-10

“ Chegando a Jericó, atravessava JESUS a cidade. 2 Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, 3 buscava ver quem era JESUS, todavia, sendo ele de pequena estatura, não o conseguia, devido à afluência do povo. 4 Por esse motivo, correu adiante da multidão e subiu em uma figueira brava para observá-lo, pois JESUS ia passar por ali. 5 Quando JESUS chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa.” 6 No mesmo momento desceu Zaqueu apressado e o recebeu com enorme alegria. 7 Todos, em meio à multidão, que presenciaram o que se passou começaram a murmurar: “Ele entrou na casa daquele pecador e vai hospedar-se lá! 8 Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a JESUS: “Eis a metade dos meus bens SENHOR, que estou doando aos pobres, e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!” 9 Diante disso, JESUS declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão. 10 Porquanto o FILHO DO HOMEM veio buscar e salvar o que estava perdido. ”

                                                                                                         

# ALGO NESTE TEXTO ME CHAMA A ATENÇÃO: no v.3a. diz: “BUSCAVA VER QUEM ERA JESUS...”

 

VEJA QUE APESAR DE SER ZAQUEU UM HOMEM RICO, IMPORTANTE, UMA ESPECIE DE GERENTE DE ARRECADAÇÕES, VIU AINDA ASSIM A NECESSIDADE DE BUSCAR A JESUS.

 

E AINDA NO CASO DESTE HOMEM EM ESPECIAL, ELE VIVIA DUAS REALIDADES:

1ª. Realidade – Quando ele era visto pelos Romanos, apesar de estrangeiro, homem de posses, homem de posição social.

2ª.Realidade – Quando ele era visto pelos Judeus, seu povo, apesar do significado de seu nome em hebraico ser O JUSTO, era visto como ladrão e traidor.   

 

__  A SITUAÇÃO DESTE HOMEM DIANTE DO SEU POVO, ONDE ELE MORAVA NÃO ERA NADA AGRADÁVEL, PORÉM , MESMO ASSIM ELE NÃO DEIXOU DE QUERER CONHECER A JESUS.

 

#  QUANTAS PESSOAS DEIXAM DE CRESCER? DEIXAM DE ALCANÇAR GRANDES CONQUISTAS? DEIXAM DE TOMAR DECISÕES QUE IRÃO MUDAR SUA VIDA? TUDO, ISSO BASEADO NO QUE OS OUTROS VÃO PENSAR ou DIZER?

 

ESTE TEXTO (Lc 19:1-10) NOS MOSTRA e ENSINA ALGUMAS OBJEÇÕES QUE ESTE HOMEM TEVE QUE VENCER PARA ALCANÇAR O QUE ELE DESEJAVA:

 

O v.3-5 diz: buscava ver quem era JESUS, todavia, sendo ele de pequena estatura, não o conseguia, devido à afluência do povo. Por esse motivo, correu diante da multidão e subiu em uma figueira brava (sicômoro) para observá-lo, pois JESUS ia passar por ali. Quando JESUS chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa.”.”

 

** OBSERVE QUE ZAQUEU PARA CHEGAR A JESUS PRECISOU VENCER UM OBSTACULO CHAMADO “POVO - MULTIDÃO”. “Não conseguia, devido à afluência do povo.”

 

POR CAUSA DE SUA ATITUDE, MESMO EM MEIO AOS OBSTÁCULOS, ZAQUEU NÃO ABRIU MÃO DE ALCANÇAR SEU ALVO, “ver a JESUS

 

###  Mais, NÃO É TÃO DIFÍCIL SE COLOCAR NA POSIÇÃO DE ZAQUEU, AFINAL ELE QUERIA VER: AQUELE QUE CURAVA, QUE LIBERTAVA, QUE FAZIA MILAGRES, QUE PERDOAVA PECADOS, QUE FALAVA SOBRE VIDA ETERNA, ou seja, ELE QUERIA VER O HOMEM QUE ATRAIA AS MULTIDÕES NO MOMENTO. 

 

PORÉM ZAQUEU NÃO SABIA, QUE AQUELE HOMEM; JESUS; QUANDO NOS DISPOMOS A ENCONTRA-LO, ELE SEMPRE IRÁ NOS SURPREENDER. O v. 5 diz: “Zaqueu, desce depressa, porque importa que eu fique hoje em tua casa.”

 

MUITOS ACHAM QUE PARA SERVIR A DEUS AS PESSOAS TEM QUE MUDAR TUDO PRIMEIRO, PORÉM A PALAVRA NOS ENSINA AO CONTRÁRIO.

_ 1º. JESUS ENTRA EM NOSSA VIDA, DEPOIS NOSSA VIDA POR JESUS É TOTALMENTE TRANSFORMADA.

 

_ E SABE O QUE É MAIS INTERESSANTE EM TUDO ISSO, AQUELES QUE ANTES ERAM DESPREZADOS, como Zaqueu por exemplo, PASSAM A SER INCOMODO PARA A MULTIDÃO.

(v.6-7  diz: “... desceu Zaqueu, apressado e o recebeu com enorme alegria. Todos, em meio à multidão, que presenciaram o que se passou começaram a murmurar: “Ele entrou na casa daquele pecador e vai hospedar-se lá.”)

 

MAS QUANDO TEMOS UM ENCONTRO COM JESUS, COMO DISSE ANTERIORMENTE, NOSSA VIDA É TOTALMENTE TRANSFORMADA.

 

1º. Zaqueu teve seu coração transformado. AQUELE QUE ANTES SÓ PENSAVA EM SI (Publicano), AGORA TAMBÉM ESTAVA PENSANDO NO PROXIMO.

(v.8 “Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao SENHOR: Eis aqui, SENHOR, dou aos pobres metade dos meus bens...”)

 

2º. Zaqueu teve seu caráter transformado. AQUELE QUE ANTES TINHA FAMA DE LADRÃO, AGORA ESTAVA DIZENDO QUE IRIA RESTITUIR A QUEM PREJUDICOU.

(v.8 “... e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.”)

 

___ DIANTE DAS ATITUDES DE ZAQUEU, JESUS DISSE: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão. Porquanto o FILHO DO HOMEM veio buscar e salvar o que estava perdido.”

 

ASSIM COMO FOI COM ZAQUEU, PODERÁ SER TAMBÉM COM ÁQUELES QUE AJEM DA MESMA FORMA.

 

Obrigado SENHOR, obrigado.

Pr. Renato Soares