050 - O cuidado com as tentações

Mateus 6:7-13

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.”

 

Introdução:

 

_ DENTRO DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO O ULTIMO VERSO EM ESPECIAL DIZ: “e não nos deixes entrar em tentação, mas livra-nos do mal.”

 

O QUE SIGNIFICA ESTA PALAVRA? "Tentação"

 

TENTAÇÃO SÃO PENSAMENTOS QUE INVADEM A MENTE HUMANA E TENTAM SEDUZI-LA PARA A PRATICA DO MAL, QUE CONTRARIA A VONTADE DE DEUS. É, PORTANTO, DE PROCEDÊNCIA MALIGNA. PORÉM NÃO SE CONSTITUI EM PECADO, SE NÃOFOR CONSUMADA.

 

A TENTAÇÃO É ALGO TÃO PRESENTE NA VIDA DO HOMEM QUE O PROPRIO JESUS NOS RECOMENDA: “Voltando para os discípulos, achou-os dormindo, e disse...: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espirito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mt 26:40-41

 

O PRÓPRIO JESUS FOI TENTADO, NO ENTANTO COMO TINHA UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS, VENCEU A TODAS ELAS.

 

ATÉ PORQUE A TENTAÇÃO É ALGO PERMITIDO POR DEUS. PORQUE É ATRAVÉS DELA QUE MEDIMOS O GRAU DE OBEDIENCIA E AMOR A SUA PALAVRA.

João 14:21 diz: “Aquele que tem os meu mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

 

SE VIGIARMOS e ORARMOS, ESTAREMOS PREPARADOS, ASSIM COMO NOSSO SALVADOR, PARA VENCER A TODAS AS INVESTIDAS DO INIMIGO.

 

  • AGENTES DA TENTAÇÃO

 

Agentes da tentação são os meios pelos quais o cristão é seduzido para pecar contra DEUS. Eles atuam como uma força ativa, que tenta lhe afastar de DEUS pela prática do pecado. Mas lembre-se JESUS em tudo nos garante a vitória. João 16:33 “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

 

1º. Agente tentador: O diabo

 

O diabo atua sorrateiramente, de maneira que nem percebemos ser ele o mentor de muitas tentações com as quais deparamos no nosso dia-a-dia.

1Pedro 5:6-9 diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.”

 

2º. Agente tentador: O mundo

 

A tendência para o pecado está impregnada em todo o seu ser. Só mediante o sepultamento do velho homem, conseguimos restabelecer a natureza decaída, através do novo nascimento. Assim, as forças que o dominavam são destruídas e você passa a viver em novidade de vida.

Tito 2:11-14 diz: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.”

 

3º. Agente tentador: A carne

 

A sensualidade manifesta-se através da carne. Ela declara guerra ao espírito que deseja agradar a DEUS. E sempre é a vencedora. Só conseguimos vencê-la, através da mortificação, alcançada por intermédio da oração, consagração e do jejum.

Tiago 1:14-15 diz “Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (atração pelos prazeres carnais) ; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”)

 

Conclusão:

 

_ SOMENTE UM ENVOLVIMENTO REAL E VERDADEIRO COM O ESPÍRITO SANTO NOS TRARÁ A VITORIA, DIANTE DESTES AGENTES TENTADORES.

 

Tanto que Tiago 4:7-10 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

 

 

 

Que o SENHOR nos dê a vitória em nome de Jesus!

Pr. Renato Soares – I E Quadrangular Imbuí