052 Varas Verdes

Gn 30:37 - 38

“Então tomou Jacó varas verdes de álamo, e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, e pôs estas varas, que tinha descascado, em frente do rebanho, nos canos e nas pias de água, aonde o rebanho vinha a beber, e conceberam vindo a beber.”

 

 

POR VARIAS VEZES O SENHOR EM SUA PALAVRA NOS COMPARA A UMA ARVORE OU PARTE DELA COMO DIZ Salmo 1:3 diz: “este será como árvore plantada junto a ribeiros de águas ...” e Jo 15:5 diz: “ eu sou a videira, vós, as varas, ...”

 

ASSIM TAMBÉM ESTA MESMA PALAVRA NOS DIZ NESTES TEXTOS QUE SE FORMOS UMA ARVORE PLANTADA JUNTO A RIBEIRO DE AGUAS, OU COMO VARAS JUNTO A VIDEIRA, SEREMOS PESSOAS FRUTIFEROS e PROSPEROS.

 

BASEADO NESTA COMPARAÇÃO QUE O SENHOR FAZ A NOSSO RESPEITO, COMO ESTOU EU HOJE, DIANTE DO SENHOR?

 

Em Gn 30:37 diz :

 

1 – “ tomou, então, Jacó varas verdes. ”

 

PARA SERMOS MOLDADOS PELO SENHOR, TEMOS QUE ESTAR COMO VARAS VERDES DIANTE DE SUA PRESENÇA. PORQUE UMA MADEIRA SECA JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR.

 

AS VARAS VERDES É QUE SÃO FLEXIVEIS, E SÃO NELAS QUE DEVEMOS INVESTIR NOSSO TEMPO E TRABALHO.

 

JACÓ NÃO FEZ USO DE VARAS SECAS, PORQUE PODORIA AO USÁ-LAS, SEREM QUEBRADAS E TODO O TRABALHO SERIA FRUSTRADO.

 

JESUS AO ESCOLHER SEUS DISCIPULOS TAMBÉM USOU O CRITERIO DAS VARAS VERDES, ou seja, OS DISCIPULOS  NÃO ESTAVAM PRONTOS, POREM ESTAVAM DISPOSTOS A SEREM MOLDADOS NAQUILO QUE FOSSE NECESSARIO.

 

QUANTAS PESSOAS NÓS TEMOS NA IGREJA NOS DIAS DE HOJE, QUE ESTÃO DISPOSTAS A ESTAREM CONOSCO, DESDE QUE SEJA DE ACORDO COM AQUILO QUE ELA QUER, SENDO ELA O CENTRO DE TUDO, E NÃO JESUS?

 

2 – “ ... e lhes removeu a casca...”

 

PARA TERMOS O CARÁTER DE CRISTO É NECESSARIO QUE TODA CASCA SEJA TIRADA DE NOSSAS VIDAS.

( Ef 4:22 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.”) e  (Hb 12:1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.”)

 

NÃO SOMENTE TEMOS QUE REMOVER AS CASCAS PESSOAIS, MAS TAMBÉM AQUELAS QUE EXISTE NO MEIO DA IGREJA IMPEDINDO O PODER DE DEUS AGIR.

(insubmissão, desobediência, mentiras, ciúmes, contendas, murmurações, fofocas, preconceitos, eu não gosto do jeito deste ou daquele, quando fazia ou daquele jeito, etc.)

 

3 – “ ... em riscas abertas, ...”

 

PARA O CRESCIMENTO É NECESSARIO SABERMOS QUE FERIDAS PARA SEREM CURADAS PRECISAM SER TAMBEM ABERTAS, PARA UM TRATAMENTO PRECISO.

 

O PROPRIO APOSTOLO PAULO DIZ EM Gálatas 6:17 “ QUANTO AO MAIS, NINGUEM ME MOLESTE, PORQUE EU TRAGO NO CORPO AS MARCAS DE JESUS.”

 

PARA O CRESCIMENTO É NECESSARIO ENTENDERMOS QUE PRIMEIRO TEREMOS QUE PASSAR PELA ESCOLA DO DESERTO (ex. todos os grandes homens tiveram q passar pelo deserto.)

( Mt 25:21 “disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu senhor.”)

 

4 – “ deixando aparecer a brancura das varas.”

 

DEIXAR A BRANCURA APARECER, É O MESMO QUE DEIXAR A SANTIDADE DE CRISTO AGIR A TODO TEMPO NA NOSSA VIDA.

(Gl 5:22-25 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.)

 

DEIXAR A BRANCURA APARECER, É DIZER COMO PAULO DISSE: “ LOGO JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVE, MAS CRISTO VIVE EM MIM, E ESSE VIVER QUE, AGORA, TENHO NA CARNE, VIVO PELA FÉ NO FILHO DE DEUS, QUE ME AMOU E A SI MESMO ENTREGOU POR MIM.” Gl 2:20 )

 

ONDE AQUELES ANIMAIS IAM ELES VIAM AS VARAS E POR ISSO MULTIPLICARAM DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.

( v. 39 “ e concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias ...”)

 

QUAL O TIPO DE VARA VOCE TEM SIDO: COMO UMA VARA VERDE OU SECA ?

 

QUAL TIPO DE FRUTO VOCÊ TEM DADO?

 

COMO VOCE TEM ESTADO DIANTE do SENHOR, de SEU PASTOR,  das PESSOAS QUE EXERCEM LIDERANÇA SOBRE VOCÊ ...?

 

VOCE TEM ESTADO COMO DIZ:

 

1 Tm 1:16 “ Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.”

 

OU COMO DIZ:

Rm 2:24 “ Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.”

 

 

Obrigado SENHOR mais uma vez por tua PALAVRA

Pr. Renato Soares