Mateus 14 : 22 – 33
ESTE TEXTO NOS DEIXA ALGO BEM CLARO. NINGUÉM ESTA ISENTO DOS VENTOS CONTRÁRIOS DA VIDA.
(v.24 “Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, e começou a ser açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário.”
Informação extra:
[1 estádio equivalia 178 Mts. (p/ israelita) – 185 Mts. (p/ Romano) – 189 Mts. (p/ Grego)]
{O Lago de Tiberíades/Genesaré/Galileia mede 9 km de Largura / 12 Km de Comprimento}
OS VENTOS CONTRÁRIOS EM NOSSA VIDA SÃO TÃO REAIS QUE A PRÓPRIA PALAVRA NOS DIZ:
“Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo.” Ef 6:11
# E MUITAS VEZES ESTES VENTOS GERAM DOIS TIPOS DE MEDO:
1º. O MEDO NATURAL
(v.24 “o barco... começou a ser açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário.”)
_ O perigo que eles estavam correndo devido a força das ondas gerada pelos ventos. O que não era tão comum naquele lugar. (Pelo posicionamento e por ser um grande lago)
_ DA MESMA FORMA, MUITAS VEZES TAMBÉM SOMOS SURPREENDIDOS EM DETERMINADAS ÉPOCAS DE NOSSA VIDA COM ALGUNS VENTOS QUE SURGEM, E QUE CONSEQUENTEMENTE GERAM DETERMINADOS MEDOS, TENTANDO TIRAR O CONTROLE DA SITUAÇÃO.
(Exemplos: Perda de um ente querido, de um Emprego que era aparentemente estável, de uma Dívida não programada, etc.)
2º. O MEDO GERADO PELA MENTE
(v.26 “Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.”)
_ O primeiro tipo de medo é na realidade algo normal, PORÉM ESTE SEGUNDO É CRIADO NA MENTE, NÃO EXISTE, E NÃO PODEMOS ACEITÁ-LO.
(Exemplos: Eu me lembro quando ainda pequeno, de inúmeras medos que eu tinha que não realidade hoje vejo que eram criados em minha mente – pessoas no telhado (gatos).
_ INCLUSIVE ISTO É MUITO COMUM NAS PESSOAS QUE TEM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS, ELES CRIAM DENTRO DE SUA MENTE UM MUNDO QUE PARA ELES É REAL, mais na realidade para os outros é loucura.
*** PORÉM O MARAVILHOSO DE TUDO ISSO, É QUE JESUS SEMPRE USA DAS SITUAÇÕES PARA NOS ENSINAR ALGO, ATÉ PORQUE PROBLEMAS PARA OS HOMENS, SÃO OPORTUNIDADES PARA DEUS.
# VEJA COMO JESUS AGIU DIANTE DESTA SITUAÇÃO:
1º. JESUS AGIU NA ALMA DOS DISCÍPULOS
(v.27 “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo, sou eu, não temais.”)
# APESAR DE MUITOS DELES SEREM ESPECIALISTAS NA NAVEGAÇÃO, O MEDO GEROU INSEGURANÇA DENTRO DELES, E JESUS FOI IMEDIATO EM DIZER: “Tende ânimo, sou eu, não temais.”
_ Não há nada melhor para um filho quando esta em perigo, EM OUVIR A VOZ DO PAI.
_ Não há nada melhor em meio a escuridão, QUANDO VEMOS A LUZ.
_ E com certeza, em meio aquela situação, não houve nada melhor do que ouvir a voz do MESTRE.
2º. JESUS AGIU NA VISÃO DELES, e em especial na vida de Pedro
(v.26 e 28 “Os discípulos, porém ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma... e Pedro foi ainda mais além: ... SENHOR! Se és tu, manda-me ir contigo sobre as águas.”)
_ OBSERVE QUE MESMO JESUS DIZENDO SER QUEM ERA, ELES NÃO CONSEGUIAM, POR CAUSA DO MEDO ENXERGAR A JESUS.
# GERALMENTE É MUITO MAIS FACIL PARA ALGUEM QUE ESTA DO LADO DE FORA DA SITUAÇÃO ENXERGAR UMA SOLUÇÃO, DO QUE QUEM ESTA DENTRO DELA, PORQUE O MEDO MUITAS VEZES CONSEGUE BLOQUEAR A VISÃO, TANTO QUE O TEXTO DIZ: “... assustaram-se e disseram: É um fantasma.”
3º. JESUS ENSINOU AOS DISCIPULOS QUE ELES NÃO ESTARIAM ISENTOS DOS VENTOS CONTRÁRIOS, NO ENTANTO ELE SEMPRE EM MEIO A ESTES VENTOS ESTARIA COM SUAS MÃOS ESTENDIDAS PARA NOS SEGURAR.
Os vs.30-31ª dizem: “Mas, sentindo o vento, teve medo, e, começando a afundar, clamou: SENHOR, salva-me. IMEDIATAMENTE ESTENDEU JESUS A MÃO, e o segurou...”
# Repitam todos: IMEDIATAMENTE ESTENDEU JESUS A MÃO.
** JESUS ESTAVA ALI MOSTRANDO QUE OS VENTOS CONTRÁRIOS SEMPRE EXISTIRÃO, MAS TAMBÉM NOS ASSEGURANDO QUE IMEDIATAMENTE ESTENDERÁ SUA MÃO PODEROSA PARA NOS SALVAR, QUANDO A ELE CLAMARMOS.
Concluindo:
_ O MEDO É UMA ARMA QUE SATANÁS USA, TENTANDO GERAR A DUVIDA PARA NOS AFUNDAR, como diz o texto: “mas sentindo o vento, teve medo, e, começando a afundar, clamou...”
*** PORÉM SE PERMANECERMOS FIRMES, AO FINAL VEREMOS QUE ELE; JESUS; É O TODO PODEROSO E SEMPRE ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO, NA VIDA DAQUELES QUE NELE CONFIA.
(vs. 32-33 “E logo que subiram para o barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco adoraram-no dizendo: Verdadeiramente tu és FILHO DE DEUS.”)
Obrigado JESUS por ser minha segurança, em meio aos ventos contrários.
Pr. Renato Soares