059 A Oração que faz a diferença

2 Crônicas 20:1-2

“E sucedeu que, depois disso, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e, com eles, alguns outros dos amonitas vieram à peleja contra Josafá. 2 Então, vieram alguns que deram aviso a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grane multidão dalém do mar e da Síria, e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi”

 

_ A PALAVRA DO SENHOR CITA: “ E sucedeu que, depois disso...”

 

** OBSERVE QUE HOUVE ALGO QUE ACONTECEU ANTES, DESTA NOTICIA BOMBASTICA.

      Vamos a este acontecimento (1Cr 19:1-11)

“E Josafá, rei de Judá, voltou à sua casa em paz, a Jerusalém.

2  E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao SENHOR aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.

3  Boas coisas, contudo, se acharam em ti, porque tiraste os bosques da terra e preparaste o coração, para buscar a Deus.

4  Habitou, pois, Josafá em Jerusalém, e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao SENHOR, Deus de seus pais.

5  E estabeleceu juízes na terra, em todas as cidades fortes, de cidade em cidade.

6  E disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, senão da parte do SENHOR, e ele está convosco no negócio do juízo.

7  Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.

8  E também estabeleceu Josafá alguns dos levitas, e dos sacerdotes, e dos chefes dos pais de Israel sobre o juízo do SENHOR e sobre as causas judiciais; e tornaram a Jerusalém.

9  E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR com fidelidade e com coração inteiro.

10  E, em toda diferença que vier a vós de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, entre sangue e sangue, entre lei e mandamento, entre estatutos e juízos, admoestai-os que se não façam culpados para com o SENHOR, e não venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos; fazei assim e não vos fareis culpados.

11  E eis que Amarias, o sumo sacerdote, presidirá sobre vós em todo negócio do SENHOR; e Zebadias, filho de Ismael, príncipe da casa de Judá, em todo negócio do rei; também os oficiais, os levitas, estão perante vós. Procedei corajosamente e seja o SENHOR com os retos.”

 

# VEJA QUE A NAÇÃO DE ISRAEL e o REI JOSAFÁ ESTAVAM VIVENDO UM MOMENTO DE PAZ (v.1 “e Josafá, rei de Judá, voltou à sua casa em paz, a Jerusalém.”)

 

_ PORÉM EM MEIO ÀQUELA PAZ, DIZ O TEXTO EM Cr 20:2 “então, vieram alguns que deram aviso a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria, e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.”

 

IMAGINE TUDO TRANQUILO, E DE REPENDE VEM UMA NOTICIA DAQUI A DEZESSEIS HORAS (tempo de En-Gedi / Jeurasalém – à Pé / De ônibus 2 hs) VOCÊ SERÁ TOTALMENTE DESTRUIDO, O QUE PASSARIA PELA SUA CABEÇA?

 

** LEMBRA-SE:

O REI JOSAFÁ, TINHA TRÊS GRANDES EXÉRCITOS (Moabitas, Amonitas, e os da Montanha de Seir), VINDO EM SUA DIREÇÃO PARA DESTRUÍ-LO.

 

_ O QUE VOCÊ FARIA? ( “ ... ”)

 

DIZ A PALAVRA QUE JOSAFÁ TEMEU E IMEDIATAMENTE PÔS-SE A BUSCAR AO SENHOR

(v.3 “então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR, também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o SENHOR. E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na CASA DO SENHOR, diante do pátio novo. E disse:...”

 

# QUAL SERIA SUA ORAÇÃO? A de Josafá Rei de Judá foi:

 

5 (cinco) PONTOS FUNDAMENTAIS QUE FIZERAM DIFERENÇA NA ORAÇÃO DE JOSAFÁ.

 

1º. RECONHECIMENTO DA SOBERANIA E DO PODER DE DEUS

2Cr 20:6 “E disse: Ah! SENHOR, DEUS de nossos pais, porventura, não és tu DEUS nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.”

 

2º. LEMBROU A PROMESSA FEITA AOS SEUS ANTEPASSADOS

2Cr 20:7 “Porventura, ó DEUS nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?

 

3º. MOSTROU QUE A CONFIANÇA DELES ESTAVA NO SENHOR

2Cr 20:8-9 “E habitaram nela e edificaram nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu NOME está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.”

 

4º. SÓ DEPOIS MOSTROU O QUE OS AFLIGIA, NÃO ABRINDO MÃO DA TERRA QUE ELES ESTAVAM, POIS ERA UMA BÊNÇÃO DADA PELO PROPRIO DEUS.

2Cr 20:10-11 “Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os das Montanhas de Seir, pelos quais não permitiste que passasse Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não o destruíram, eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da herança que nos fizeste herdar.”

 

5º. SE MOSTROU HUMILDE DIANTE DO SENHOR E QUE NELE CONFIOU PARA MUDAR AQUELA SITUAÇÃO.

2Cr 20:12-13 “Ah! Deus nosso, porventura, não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos, porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.”

 

  • QUANDO RECONHECEMOS A GRANDEZA DE DEUS E NELE CONFIAMOS, É O PROPRIO DEUS QUE LUTA A NOSSO FAVOR.

 

VEJA O RESULTADO DESTA ORAÇÃO E O DO PODER DEUS:

 2Cr 20:14-30

Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,

15  e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.

16  Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.

17  Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

18  Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando o SENHOR.

19  E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, com voz muito alta.

20 E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

21  E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.

22  E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados.

23  Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.

24  Entretanto, chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.

25  E vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam neles fazenda e cadáveres em abundância, como também objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar mais; três dias saquearam o despojo, porque era muito.

26  E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Beraca, até ao dia de hoje.

27  Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, para irem a Jerusalém com alegria, porque o SENHOR os alegrara acerca dos seus inimigos.

28  E foram a Jerusalém com alaúdes, e com harpas, e com trombetas, para a Casa do SENHOR.

29  E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel.

30  E o reino de Josafá ficou quieto e o seu Deus lhe deu repouso em redor.

 

VALE A PENA CONFIAR NO PODER DE DEUS.

 

Sempre obrigado SENHOR, A TI TODA GLÓRIA!