060 O desafio

Marcos 8 : 34 – 38

“Em seguida, convocou JESUS a multidão e os discípulos, e os desafiou: Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e venha após mim. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á! Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que daria o homem em troca da sua vida? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do Homem quando vier na glória de seu PAI com os santos anjos.”

 

OBSERVE QUE ESTE TEXTO NOS TRAZ UMA GRANDE RECOMPENSA: “A SALVAÇÃO”

 

# NO ENTANTO ONDE EXISTE UMA RECOMPENSA, EXISTE ANTES UM CAMINHO A SER PERCORRIDO ATÉ CHEGAR A ESTA RECOMPENSA, E O CAMINHO A SEGUIR É: “... Quem perder a sua vida por minha causa (JESUS) e pelo Evangelho salvá-la-á!” 

 

- E O INTERESSANTE É QUE JESUS NOS PROPÕE ESTE CAMINHO, FAZENDO-NOS UM DESAFIO:

 

E o desafio é: “SE ALGUÉM DESEJA SEGUIR-ME, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E VENHA APÓS MIM, em outras palavras, NEGAR A SI MESMO E ENTREGAR-SE TOTALMENTE A ELE.”

 

** AGORA, POR QUÊ JESUS FEZ ESSE DESAFIO?

 

PORQUE SEGUIR A JESUS IMPLICA EM MUDANÇAS! TANTO QUE O TEXTO DIZ: (v.38): “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adultera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o FILHO DO HOMEM quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”

 

** O Pr. Augustus Nicodemus escreveu no seu livro: “O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA”

    Neste livro ele aborda a forma de como tem sido pregado o evangelho hoje e de como as pessoas tem buscado a JESUS.

 

SE FOSSEMOS DEFINIR ESTE LIVRO EM UMA FRASE, A MESMA SERIA: “ANDE SEMPRE PARA FRENTE, SEM DEIXAR CRISTO PARA TRAZ.”

 

_ POR QUÊ?

   PORQUE HOJE VEMOS MUITOS BUSCANDO A DEUS PELO QUE ELE FAZ e não PELO QUE ELE É.  

   E POR ESTE MOTIVO AO INVÉS DE VERMOS PESSOAS SENDO SALVAS, TEMOS VISTO CADA VEZ MAIS PESSOAS DENTRO DA IGREJA, PORÉ A CAMINHO DA DESTRUIÇÃO ETERNA.

 

_ NA REALIDADE, HOJE EM DIA EM RELAÇÃO AO PASSADO, JÁ NÃO HÁ TANTA AVERDÃO EM RELAÇÃO AO IR A IGREJA, pelo contrário, AS IGREJAS HOJE ESTÃO CHEIAS DE PESSOAS EM BUSCA DE BÊNÇÃOS. (o que não é mal)

 

PORÉM MUITO MAIS DO QUE ABENÇOAR-NOS, JESUS ESTA INTERESSADO EM NOSSA SALVAÇÃO, TANTO QUE ELE DIZ: (vs. 36-37) “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que daria o homem em troca da sua vida?”

 

E AINDA Jo 6:27 diz: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o FILHO DO HOMEM vos dará...”

 

# E VEJA QUE O CAMINHO PROPOSTO POR JESUS NÃO ERA ESPECIFICO PARA UMA CLASSE EM ESPECIAL DE PESSOAS.

 

O v.34 diz: “Convocou JESUS a multidão e os discípulos, e os desafiou...” O CAMINHO PROPOSTO, PARA RECEBER TAL RECOMPENSA ERA PARA TODOS: Pobres, Ricos, Intelectuais, Iletrados, Bem colocados socialmente ou não.

AFINAL NA MULTIDÃO QUE SEGUIA A JESUS HAVIA TODAS ESTAS CLASSES.

 

*** SIM, JESUS NOS PROPOS UM CAMINHO, E DENTRO DESTE EXISTEM 3 ETAPAS A SEREM PERCORRIDAS, PARA HERDARMOS A GRANDE RECOMPENSA.

 

1ª. Etapa: “Negue-se a si mesmo...”

 

_ DO GREGO APARNEOMAI, NEGAR SIGNIFICA: UMA FORMA FORTALECIDA DE DIZER NÃO (apo + arneomai), ou seja, NEGAR TOTALMENTE, RENUNCIAR A VOCÊ MESMO.

 

_ NEGAR TOTALMENTE A SI MESMO SIGNIFICA TIRAR O MEU EU DO CENTRO

(Já não sou eu o centro das atenções, o foco já não pode mais estar em mim: É como está escrito: “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á...”)(v.35a)

 

_ NEGAR TOTALMENTE A SI MESMO SIGNIFICA COLOCAR JESUS NO TRONO

(Outrora minha vida girava ao meu redor, se eu quiser ser recompensado, é agora a minha vida que gira ao redor do trono do qual JESUS está assentado. “Quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á.”)(v.35b)

 

_ NEGAR TOTAL, NÃO PARCIALMENTE A SI MESMO SIGNIFICA ENTENDER QUE JESUS PASSA A SER O MEU SENHOR e CONSEQUENTEMENTE MEU SALVADOR.

 

A 2ª. Etapa desta caminhada é: “tome a sua cruz...”

 

_  DO GREGO STAUROÕ (ato da crucificação) METAFORICAMENTE SIGNIFICA DESPIR-SE DA CARNE COM SUAS PAIXÕES E LUXÚRIAS. ISSO SIGNIFICA DIZER: CRUCIFICAR AS VONTADES DA CARNE, AS VONTADES DO MEU EU. (Os desejos de outrora, já não podem mais fazer parte do meu dia-a-dia.)

 

_ TOMAR A SUA CRUZ SIGNIFICA ENTENDER QUE SEGUIR A JESUS EXIGE SACRIFICIO.

 

SACRIFICAR É RENUNCIAR VOLUNTARIAMENTE A ALGO QUE É IMPORTANTE, EM BENEFÍCIO DE ALGUM PROPOSITO MAIOR.

Gl 5:24-25 diz: “E os que são de CRISTO JESUS crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”

 

E a 3ª. e última Etapa é: “venha após mim.”

 

VENHA APÓS MIM, IMPLICA EM DOIS PONTOS IMPORTANTES:

 

3A – IR APÓS ALGUÉM IMPLICA EM IMITÁ-LO

TANTO QUE 1Pe 1:15-16 diz: “... considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. Porquanto, está escrito: Sede santos, porque EU SOU SANTO!            

 

_ Qual tem sido a nossa atitude? Em qual direção temos apressado nossos passos? Onde temos tocado nossas mãos? O que tem falado nossa boca? Qual tem sido o foco de nossa visão?

PORQUE ESTÁ ESCRITO: (v.38) “... porquanto, qualquer que, entre esta geração adultera e pecadora, se envergonhar de Mim e das minhas Palavras, também dele se envergonhará o FILHO DO HOMEM...” 

 

3B – NÃO SÓ IMITÁ-LO, MAS TAMBÉM OBEDECÊ-LO.

OUÇA O QUE DISSE JESUS: “Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.” Jo 14:21

 

_Você tem pregado o Evangelho? Você tem colocado DEUS em primeiro lugar? Tem amado ao teu próximo como a ti mesmo? Tem testemunhado CRISTO através de sua vida?

PORQUE ESTÁ ESCRITO: (v.35b) “... quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á!”

 

+++ JESUS CONTINUA DESAFIANDO PESSOAS A SEGUI-LÓ A CADA DIA, E HOJE ELE ESTÁ NO PROPONDO ESTE DESAFIO.

 

*** E O MELHOR DE TUDO, É QUE COMO RECOMPENSA, ELE NOS OFERECE A MAIOR DE TODAS AS BÊNÇÃOS: A VIDA ETERNA! “... quem perder sua vida por minha causa e pelo Evangelho salvá-la-á!”

 

 

Obrigado SENHOR, por tua Palavra e direção. Gloria a Deus!!!.

Pr. Renato Soares - I.E.Quadragular Imbuí