062 O maior exemplo de PAI

Jo 3 : 16

“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que NELE crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

_ NOSSO PAI CELESTIAL É A MAIOR PROVA DE AMOR QUE ALGUÉM POSSA MOSTRAR ATRAVÉS DE UMA ATITUDE. TANTO QUE DEU SEU PRÓPRIO FILHO A FAVOR DA HUMANIDADE.

 

COMO ENTENDER UM PAI, QUE ENTREGOU SEU PRÓPRIO FILHO A FAVOR DE OUTROS?

 

** AO LONGO DA BÍBLIA PODEMOS DESCOBRIR ATRAVÉS DE ALGUNS EXEMPLOS, ALGUMAS DAS CARACTERISTICAS QUE NOS LEVARÃO A ENTENDER A DIMENSÃO DESTE AMOR:

 

1º. Exemplo: A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Lc 15:18-20 diz: “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou sê-lhe ao pescoço e o beijou.”

 

# ESTA PARÁBOLA É UM EXEMPLO DE COMO NOSSO PAI CELESTIAL É:

 

_ Um PAI DE OPORTUNIDADES (Sempre disposto a nos dar uma segunda chance.)

 

_ Um PAI PERDOADOR (Sempre, por sua misericórdia, pronto a nos perdoar.)

 

_ Um PAI QUE ACREDITA (Sempre com disponibilidade para acreditar que haverá mudanças)

 

2º. Exemplo: A bênção de Jacó sobre seus filhos.

Gn 49:1-2 diz: “Mais tarde, Jacó solicitou a presença de todos os seus filhos e lhe comunicou: Achegai-vos à minha volta, e eu vos anunciarei o que vos acontecerá nos tempos vindouros! Reuni-vos, escutai, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai...”

 

_ JACÓ AQUI MOSTRA COMO SÃO IMPORTANTES AS PALAVRAS DO PAI NA VIDA DOS SEUS FILHOS.

 

** É MUITO IMPORTANTE PARA OS FILHOS RECEBEREM PALAVRAS DE SEUS PAIS, POIS ESTAS PALAVRAS TEM PODER NO MUNDO ESPIRITUAL, TANTO PARA ABENÇOAR COMO PARA AMALDIÇOAR.

 

# E ESTE É MAIS UM EXEMPLO DE NOSSO PAI CELESTIAL, PORQUE NOS DEIXOU SUA PALAVRA PARA QUE POSSAMOS TRILHAR PELOS CAMINHOS QUE NOS GERAM VIDA.

 

3º. Exemplo: Mardoqueu e sua prima Hadassa (Rainha Ester)

Et 2:5-7 “Havia então em Susã, a capital, certo judeu, benjamita, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que tinha sido levado de Jerusalém com os cativos que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, o qual Nabucodonosor, Rei de Babilônia, transportava. Criara ele Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, pois não tinha ela nem pai nem mãe, e era donzela esbelta e formosa, e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por filha.”

 

** ASSIM COMO MARDOQUEU FOI PARA HADASSA (A Rainha Ester), ASSIM É NOSSO DEUS e PAI CELESTIAL, ELE SUPRE A AUSÊNCIA DAQUELES QUE POR ALGUM MOTIVO NOS ABANDONARAM, SE FORAM OU ESTÃO DISTANTES.

 

*** VEMOS QUE NOSSO PAI CELESTIAL É UM PAI:

 

_ DE OPORTUNIDADES, PERDOADOR, E QUE ACREDITA NA NOSSA MUDANÇA.

_ UM PAI ABENÇOADOR, QUE USA DE SUA PALAVRA PARA NOS INSTRUIR.

_ E UM PAI QUE SUPRE AS AUSÊNCIAS DA NOSSA VIDA.

 

-- RESUMINDO ELE É UM PAI COMPLETO.

 

# POR ISSO, DIANTE DESTES EXEMPLOS FICA MAIS FACIL ENTENDER O PORQUÊ DE ENTREGAR SEU FILHO CELESTIAL A FAVOR DE SUA CRIAÇÃO.

 

PORQUE SENDO ELE UM PAI PERDOADOR, E QUE NOS DÁ OPORTUNIDADES, ELE CONTINUA ACREDITANDO EM TER-NOS NÃO COMO NOSSO CRIADOR. Como está escrito em Gn 1:26-27 (“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.”) MAS COMO SEU FILHO, Como está escrito em Jo 1:12 “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes, o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu NOME, os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.”

 

ELE É NOSSO CRIADOR, MAS NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE SERMOS SEUS FILHOS E ISSO SÓ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS.

 

 

Obrigado MEU DEUS E MEU PAI, obrigado por Tua Palavra em minha vida.

Pr.Renato Soares -I.E.Quadrangular Imbuí