066 Por que Deus te chamou?

1Ts 4: 7–8

“Porque não nos chamou DEUS para a imundícia, mas para a santificação. 8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a DEUS, que nos deu também o seu ESPÍRITO SANTO.”

 

_ VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU, PARA QUE DEUS TE CHAMOU?

 

_ OBSERVE QUE O TEXTO DEIXA CLARO QUE QUANDO DESPREZAMOS ESTE CHAMADO, NÃO ESTAMOS DANDO MAIS ou MENOS IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM. (ou ao Pastor, etc.)

 

_ O TEXTO DIZ: Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a DEUS... (v.8)

 

** AGORA, DESPREZA O QUÊ?

O v.7 nos traz esta resposta: “Porque não nos chamou DEUS para a imundícia, mas para a santificação.”

 

EM OUTRAS PALAVRAS, FOMOS CHAMADOS POR DEUS NÃO PARA CONTINUAR UMA VIDA DE PROCEDÊNCIAS IMUNDAS, MAIS PARA À CADA DIA NOS PURIFICARMOS DIANTE DO SENHOR. Tanto que o v.1 deste capitulo (cap.4) começa dizendo: “Quanto ao mais, caros irmãos, já vos orientamos acerca de como viver a fim de agradar a DEUS e, de fato, assim estais caminhando. Agora, vos rogamos e encorajamos no SENHOR JESUS que, nesse sentido, vos aperfeiçoeis cada vez mais.”

 

_ O Apostolo Paulo estava naquele momento orientando ao povo de Tessalônica à viver uma vida pura, santa a cada dia diante do SENHOR. (“... vos aperfeiçoeis cada vez mais.”)

 

SEGUNDO Willian Barclay, no seu livro Palavras Chaves do Novo Testamento diz: Do grego EILIKRINES a perfeita pureza, significa algo sincero, esclarecido, puro e sua etimologia deriva da palavra EILEIM, que significa “sacudir de um lado para o outro num crivo” até que a última partícula da matéria estranha tenha sido extraída e a substância tenha sido deixada absolutamente pura.

 

# ESTA DEFINICAÇÃO DE BARCLAY, NOS MOSTRA QUE NOSSA VIDA É COMO SE ESTISSE DENTRO DE UMA PENEIRA (crivo), SENDO A TODO INSTANTE SACUDIDA DE UM LADO PARA O OUTRO, SEMPRE COM O OBJETIVO DE LIMPAR TUDO AQUILO QUE NOS DISTANCIAVA DO SENHOR. TUDO AQUILO QUE NOS TIRAVA DO REINO DE DEUS.

 

_ Paulo escrevendo aos Coríntios diz: “Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixeis enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus. Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o NOME DO SENHOR JESUS e no ESPÍRITO SANTO de nosso DEUS! (1Co 6:9-11)

 

** TER UMA VIDA DE SANTIDADE DIANTE DE DEUS NÃO É UMA OPÇÃO QUE O SENHOR NOS DÁ, É UMA ORDEM. Rm 6:19 e 22 diz: “Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. (v.22) Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de DEUS, tendes o vosso fruto para santificação, e pôr fim a vida eterna.”

 

_ A BUSCA DA SANTIDADE É ALGO TÃO IMPORTANTE, QUE ESTE PRINCIPIO FOI ESTABELECIDO PARA NOSSA VIDA, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.

(Ef 1:4 “Porquanto, DEUS nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”)

 

** PARA HOJE TERMOS A OPORTUNIDADE DA SANTIFICAÇÃO, FOI NECESSÁRIO CRISTO MORRER POR NÓS, POR ISSO LEMOS INICIALMENTE QUE É A DEUS QUE DESPREZAMOS, QUANDO NÃO HÁ BUSCAMOS.

(Ef 5:25-26 “Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, assim como CRISTO amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela, a fim de santificá-la, tendo-a purificado com o lavar da água por meio da Palavra.”)

 

# A SANTIFICAÇÃO É A CHAVE QUE ABRE OS NOSSOS OLHOS PARA VER A DEUS

Hb 12:14 “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR.”

 

CONCLUINDO...

A SANTIFICAÇÃO COMO VIMOS, É ALGO ESSENCIAL NA NOSSA VIDA, E SÓ CONSEGUIREMOS A CADA DIA BUSCÁ-LA, SE FORMOS GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO. CASO CONTRÁRIO SERÁ IMPOSSÍVEL ESTARMOS NA PRESENÇA DE DEUS.

 

Paulo escrevendo aos Romanos diz: “Porque se viverdes de acordo com a carne, certamente morrereis, no entanto, se pelo Espírito fizerdes morrer os atos do corpo, vivereis. Portanto, todos os que são guiados pelo Espírito de DEUS são filhos de DEUS”. (Rm 8:13-14)

 

** É O ESPÍRITO SANTO QUE NOS GUIA PARA UMA VIDA DE SANTIDADE DIANTE DO SENHOR.

 

 

Mais uma vez, meu DEUS

Muito obrigado, por Tua Palavra na minha vida.

Pr. RENATO SOARES – I.EQ IMBUÍ