069 Pedro e Judas, qual a diferença?

Mateus 26 : 20 – 35 

OBSERVE QUE ESTE TEXTO APESAR DE CITAR QUE JESUS PARTICIPAVA DA ÚLTIMA CEIA COM TODOS OS DISCIPULOS, O MESMO DA ENFASE A DOIS DISCIPULOS EM ESPECIAL, PEDRO e JUDAS.

 

ESTES DOIS DISCIPULOS PARECIAM IGUAIS, POREM ERAM TOTALMENTE DIFERENTES.

 

IGUAIS POR QUÊ?

 

- PORQUE TANTO PEDRO COMO JUDAS EM QUASE TUDO TIVERAM AS MESMAS ATITUDES

 

Por exemplo:

 

> OS DOIS FORAM ESCOLHIDOS POR JESUS.

. Mt 10:2-4 “E são estes os nomes dos doze discípulos: Primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, o publicano, Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, o mesmo que traiu a Jesus.”

 

> OS DOIS FORAM ENSINADOS POR JESUS.

. Mt 17:19-21 “Então os discípulos chegaram-se a JESUS e, em particular, lhe perguntaram: Por qual motivo não nos foi possível expulsá-lo? E ELE respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois com toda a certeza vos afirmo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. E nada vos será impossível! Contudo, essa espécie só se expele por meio de oração e jejum.”

 

> OS DOIS TRAIRAM A JESUS.

. Em Lc 22:57 fala quando PEDRO nega a JESUS por três vezes

. Em Mt 26:47 fala quando JUDAS com um beijo entrega a JESUS as autoridades romanas.

 

> OS DOIS TIVERAM REAÇÕES SENTIMENTAIS PROFUNDAS, APÓS TEREM TRAIDO A JESUS.

. Mt 26:75 “E naquele momento, Pedro se lembrou da palavra de JESUS que lhe advertira: ... e deixando aquele lugar, chorou amargamente.”

. Mt 27:3 “E sucedeu que Judas, seu traidor, ao ver que JESUS havia sido condenado, sentiu terrível remorso...”

 

> OS DOIS FORAM AVISADOS ANTERIORMENTE DO ATO QUE COMETERIAM, PELO PROPRIO JESUS.

. A Judas ELE disse: “Aquele que comeu juntamente comigo, do mesmo prato, este é o que vai me trair... então Judas, que haveria de consumar a traição, disse: Acaso, seria eu, meu Mestre? E Jesus afirmou-lhe: Sim, tu o declaraste!” (Mt 26:23-25)

. A Pedro ELE disse: “Com certeza te asseguro que, ainda nesta noite, antes mesmo que o galo cante, três vezes tu me negarás.” (Mt 26:34)

 

  • AGORA QUEM ERAM ESTAS DUAS PESSOAS?

 

VAMOS ANALISAR JUDAS:

 

** JUDAS NÃO ERA UMA PESSOA TRANSPARENTE, ESCONDIA DENTRO DE SI SEUS VERDADEIROS DESEJOS.

Jo 12:3-6 “Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: 5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava.”

 

**  JUDAS, ERA CAPAZ DE SE CORROMPER, PARA TER SEUS DESEJOS PESSOAIS ALCANÇADOS.

(Por 30 moedas de Prata, foi preço dado pela traição – Mt 27:1-10)

 

** PORÉM JUDAS, APARENTEMENTE ERA O MAIS PREPARADO DE TODOS OS DISCIPULOS, SE O OLHASSEMOS PELA OTICA HUMANA, PORQUE ELE ERA O TESOUREIRO DO GRUPO, ou seja, TEORICAMENTE A PESSOA DE CONFIANÇA DE TODOS.   

 

E PEDRO, ... QUEM ERA PEDRO?

 

** PEDRO ERA COMO UM LIVRO ABERTO, TUDO QUE ELE PENSAVA, MESMO ESTANDO ERRADO, AINDA ASSIM FAZIA, E POR ESTE MOTIVO MUITAS VEZES COLOCAVA SEU MESTRE EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS.  

Mt 17:24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as duas dracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as duas dracmas? 25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? 26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.

 

** PORÉM PEDRO, APESAR DE SER IMPACIENTE, SE DEIXAVA TRATAR PELO SENHOR A TODO MOMENTO.

Mt 17:27 “... para que não os escandelizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o, e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o entrega-lhes por mim e por ti.”)

 

** PEDRO TAMBÉM PARECIA SER UM HOMEM EXTREMAMENTE CORAJOSO (Quando por exemplo: andou sobre as águas ou cortou a orelha do Soldado Romano), PORÉM DENTRO DE SI, ERA UM HOMEM TOTALMENTE INSEGURO (Quando soprou o vento por ter medo começou a afundar-se e quando se viu sozinho negou seu Mestre). 

 

** DE TODOS OS DISCIPULOS, O MAIS CITADO NA PALAVRA FOI PEDRO, ISSO POR CAUSA DAS SUAS CONSTANTES PRECIPITAÇÕES e CORREÇÕES DO SEU MESTRE.

 

NA REALIDADE, VEMOS QUE AMBOS, TANTO JUDAS COMO PEDRO, TINHAM PROBLEMAS NA ALMA A SEREM TRATADOS.

 

  • SE OS DOIS ERAM TÃO APARENTEMENTE PARECIDOS, O QUE FEZ ENTÃO A DIFERENÇA ENTRE ELES?

 

  • POR QUE NO FINAL JUDAS SE ENFORCOU e PEDRO SE PERDOOU?

 

. Mt 26:50 diz: “Jesus, contudo, perguntou a Judas: Amigo, para que vieste? No mesmo instante os homens avançaram sobre Jesus e o prenderam.”

 

>>>> JUDAS NÃO SE PERDOOU E SE ENFORCOU, PORQUE NÃO ENTENDEU O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMIGO, E POR NÃO TIRAR A MASCARA QUE CARREGAVA HÁ TANTO TEMPO DENTRO DE SI.

 

AMIGO é nome que se dá a um individuo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.” (definição baseada no site: significados.com.br)

                                  

. e Lc 22:61 diz: “E aconteceu que o SENHOR encontrou-se com Pedro e o olhou diretamente nos olhos. Então Pedro se lembrou da palavra que o SENHOR lhe havia predito.”

 

>>>>  PEDRO SE PERDOOU PORQUE ENTENDEU O OLHAR DE JESUS E POR TIRAR A MASCARA QUE HAVIA EM SEU INTERIOR.

 

POR ESTA ATITUDE DE TRAIÇÃO, JESUS ACABOU SENDO PRESO, AÇOITADO, CRUCIFICADO E MORTO, PORÉM QUANDO RESSUCITOU NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE TEVE, João 21:15-17 diz: PEDRO TU ME AMAS?

(Jo 21:15-17 “ E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”)

 

** MESMO SENDO ABANDONADO E TRAIDO, JESUS NUNCA DEIXOU DE ACREDITAR EM CADA UM DE SEUS DISCIPULOS.

 

> A GRANDE QUESTÃO É:

    QUANDO ESTAREMOS DISPOSTOS A TIRAR AS MÁSCARAS, PARA QUE JESUS POSSA VERDADEIRAMENTE TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS?

 

Obrigado SENHOR, muito Obrigado por tua Palavra.

Pr. Renato Soares - I.E.Q IMBUÍ