071 O segredo para o sucesso: Honra aos Pais

Romanos 13:7

“Deem a todas as pessoas o que vocês devem a elas. Paguem os impostos ou as contribuições a quem devem pagar. Mostrem respeito a quem devem respeitar e honra a quem devem honrar. Amar aos outros é cumprir a lei.”

 

_ A BÍBLIA NOS ENSINA QUE TEMOS QUE HONRAR ÀQUELES QUE SÃO DIGNOS DE HONRA (honra a quem devem honrar...).

 

# O QUE ENTÃO SIGNIFICA HONRA? HONRAR SIGNIFICA HOMENAGEAR AS QUALIDADES DE ALGUÉM.

 

_ PODEMOS OBSERVAR QUE ATÉ QUANDO ALGUÉM MORRE, POR HONRA ÀQUELA PESSOA, FAZ-SE HOMENAGENS A ELA, MESMO ESTANDO MORTA.

(Exemplos: Uma coroa de flores)

 

É MUITO IMPONTANTE AO SER HUMANO TER O PRINCÍPIO DA HONRA, NA SUA VIDA.

SABER AGRADECER É SABER RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA PESSOA NA SUA VIDA.

 

E EM RELAÇÃO A HONRA AOS NOSSOS PAIS, O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA:

 

  • 1º. – DEVEMOS HONRAR EM PRIMEIRO LUGAR AO NOSSO PAI CELESTIAL

Mt 6:31-33 “Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso, mas vosso PAI CELESTIAL sabe que necessitais de todas essas coisas. Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de DEUS e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

 

- QUANDO HONRAMOS A DEUS, NOSSO PAI CELESTIAL, EM PRIMEIRO LUGAR NA NOSSA VIDA, AQUILO QUE NECESSITAMOS PARA O NOSSO VIVER DIARIO NOS É ACRESCENTADO.

 

  • 2º. DEVEMOS HONRAR AO NOSSO PAI ESPIRITUAL

Ez 44:30 “O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas.”

 

- O SACERDOTE (Pastor) É A PESSOA QUE É DESIGNADA POR DEUS PARA QUE CUIDE DE NOSSA VIDA ESPIRITUAL, POR ISSO ESTE É NOSSO PAI ESPIRITUAL, E COMO TAL DEVE SER HONRADO.

(Hb 13:17 “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.)

 

- A HONRA AO PAI ESPIRITUAL TAMBÉM TEM SEUS BENEFICIOS, POIS TAL HONRA GERA BÊNÇÃOS SOBRE NOSSA CASA. (... para que haja bênçãos sobre as suas casas.)

 

  • 3º. DEVEMOS HONRAR TAMBÉM AOS NOSSOS PAIS BIOLOGICOS

Êx 20:12 diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que o SENHOR, o teu DEUS, te dá.”

 

_ HONRAR AOS PAIS CONSISTE EM PRESENTEAR, AJUDAR, SOCORRER, PARTICIPAR, TRATAR BEM, SER LEAL.

 

_ QUANDO ASSIM AGIMOS, ESTAMOS INVESTINDO EM DIAS LONGOS E ABENÇOADOS EM NOSSA VIDAS. POIS ISTO É UMA PROMESSA DE DEUS PARA ÀQUELES QUE CUMPREM ESTE MANDAMENTO.

 

** O PRÓPRIO Ap. Paulo EM UMA DE SUAS CARTAS, CITA A IMPOTÂNCIA DESTE PRINCIPIO:

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no SENHOR, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6:1-3)

 

** É O PRINCIPIO DA HONRA AOS PAIS, UM DOS ITENS QUE DEFINE O SUCESSO NA VIDA DOS FILHOS. (“... para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”)

 

Concluindo:

 

# PORTANTO ASSIM COMO ENSINA A PALAVRA DE DEUS, QUE POSSAMOS HONRAR AOS NOSSOS PAIS: CELESTIAL, ESPIRITUAL E BIOLOGICO, PORQUE ESTA ATITUDE DE HONRA TRARÁ AS BÊNÇÂOS DE DEUS PARA NOSSA VIDA.

 

 Pr. Renato Soares

Obrigado SENHOR. Por ser o maior de todos os pais. O meu PAI CELESTIAL