073 Alcançando a Prosperidade e Segurança

SALMOS 37 : 1-9

“Não te indignes por causa das más pessoas, nem tenhas inveja daqueles que praticam a injustiça. 2 Pois eles em pouco tempo secarão como o capim, e como a relva verde logo murcharão. 3 Confia no SENHOR e pratica o bem, assim habitarás em paz na terra e te nutrirás com a fé. 4 Deleita-te no SENHOR, e ELE satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ELE fará. 6 Ele exibirá a tua justiça como a luz, e o teu direito como o sol ao meio-dia. 7 Aquieta-te diante do SENHOR e aguarda por ELE com paciência, não te irrites por causa da pessoa que prospera, nem com aqueles que tramam perversidades. 8 Deixa a ira e abandona o furor, não te impacientes. Não te inflames, pois assim causarás mal a ti mesmo. 9 Pois os malfeitores serão exterminados, mas os que depositam sua esperança no SENHOR herdarão a terra.”

 

_ OBSERVE QUE O SALMISMTA DAVI COMEÇA COM UM ALERTA: “Não te indignes (não se revolte) por causa das más pessoas, nem tenhas inveja (desejo de ser ou ter o que a outra pessoa tem) daqueles que praticam a injustiça

 

> ESTE ALERTA NOS DEIXA CLARO QUE É POSSÍVEL VERMOS PESSOAS AO NOSSO LADO USANDO DE FORMAS MALIGNAS E APARENTEMENTE SE DANDO BEM. Porém a também uma consequência, para àqueles que assim procedem: (v.2 diz: “Pois eles em pouco tempo secarão como o capim, e como a relva verde logo murcharão” e o (v.9 reafirma: “Pois os malfeitores serão exterminados...”)

 

- O COMENTARISTA DA BKJA diz: “Nutrir raiva pelo sucesso do ímpio é dar chance ao coração para – ouvindo o diabo – começar a considerar que talvez DEUS não esteja mais tão atento a certas injustiças neste mundo. // O passo seguinte é desenvolver certa inveja pela maneira como os infiéis conquistam o que querem, em seguida vem o distanciamento da obediência à Palavra de Deus e a apostasia que pode transformar um servo de DEUS num esquizofrênico espiritual, viciado no pecado.

 

EM MEIO A ESTAS OBSERVAÇÕES INICIAIS, O SALMISTA TRAZ EM SEGUIDA ALGUNS PASSOS QUE DEVEM SER DADOS, PARA ÀQUELES QUE DESEJAM TOMAR POSSE DE SUA HERANÇA, dentre eles estão:

 

1º. (v.3) “Confia no SENHOR e pratica o bem, assim habitarás em paz na terra e te nutrirás com a fé”.

 

_ CONFIAR É O MESMO QUE “ENTREGAR-SE SEM RECEIO, DEIXAR-SE GUARDAR POR ALGÉM”.

 

_ ESTE PRINCIPIO MOSTRA QUE QUANDO SOMOS GUARDADOS PELO SENHOR POR NELE CONFIARMOS, O RESULTADO SERÁ JEOVAH SHALON AGINDO A TODO INSTANTE EM NOSSA VIDA. (... assim habitarás em paz na terra...)

 

- EM OUTRAS PALAVRAS, É O MESMO QUE DIZER: MESMO EM MEIO AS DIFICULDADES DA VIDA, TEREMOS PAZ NO NOSSO DIA-A-DIA, PORQUE JEOVAH SHALON ESTARÁ CONOSCO A TODO MOMENTO.

 

2º. (v.4) “Deleita-te no SENHOR, e ELE satisfará os desejos do teu coração”.

 

** DELEITAR SIGNIFICA CAUSAR PRAZER, FAZER O GOSTO DE ALGUÉM.

 

** O TEXTO ESTA NOS DIZENDO QUE QUANDO GERAMOS PRAZER ATRAVÉS DE NOSSA VIDA, AO NOSSO DEUS, ELE TEM SATISFAÇÃO EM REALIZAR AQUILO QUE DESEJAMOS (... e ELE satisfará os desejos do teu coração.).

 

** Então à pergunta é: O QUE PODERIA GERAR PRAZER NO SENHOR ATRAVÉS DE MINHA VIDA? Porque se anseio ter meus desejos realizados, é nisso que devo pensar.

 

  • AQUI ENTÃO VAI UMA DICA: Jo 15:8 diz: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos”.

 

3º. (v.5-6) “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ELE fará. ELE exibirá a tua justiça como a luz, e o teu direito como o sol ao meio-dia”.

 

- ENTREGAR SIGNIFICA POR NAS MÃOS DE ALGUÉM, DAR POSSE A ALGUÉM DE ALGUMA COISA.

 

- QUANDO DEIXAMOS NOSSO VIDA NAS MÃOS DO SENHOR, DAMOS POSSE A ELE DE FATO DE TUDO QUE ENTENDEMOS SER NOSSO, ENTÃO É ELE PROPRIO QUE TRABALHA A NOSSO FAVOR. (... e o mais ELE fará.).

 

4º. (v.7-8) “Aquieta-te diante do SENHOR e aguarda por ELE com paciência, não te irrites por causa da pessoa que prospera, nem com aqueles que tramam perversidades. Deixa a ira e abandona o furor, não te impacientes. Não te inflames, pois assim causarás mal a ti mesmo”.

 

+ AQUIETAR O MESMO QUE SE TRANQUILIZAR, ESPERAR.

 

+ SE CONFIAMOS NO SENHOR E NOSSA VIDA ESTA EM SUAS MÃOS DE FATO, NÃO FAZ NENHUM SENTIDO ESTARMOS PREOCUPADOS – DESESPERADOS – AO CONTRÁRIO, TEMOS QUE ESTAR TRANQUILOS. Até porque o texto nos mostra que isso só nos traria mal: “... não te inflames, pois assim causarás mal a ti mesmo”.

 

Concluindo:

PODEMOS APRENDER COM ESTE TEXTO QUE QUANDO CONFIAMOS, NOS DELEITAMOS, ENTREGAMOS E DESCANSAMOS NO SENHOR, A HERANÇA DO SENHOR NOS SERÁ DADA. (v.9 diz: “... os que depositam sua esperança no SENHOR herdarão a terra.”)

 

 

Obrigado SENHOR. Glória ao TEU NOME MEU DEUS!!!

Pr. Renato Soares