075 Buscando a Deus em primeiro lugar

Mt 6 : 27-33

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 

- ATÉ QUE PONTO TEMOS DE FATO COLOCADO O SENHOR EM 1º. LUGAR NA NOSSA VIDA?

 

- QUAL É A POSIÇÃO QUE DEUS TEM OCUPADO NO TEU DIA-A-DIA?

 

** DIANTE DESTE TEXTO, É NECESSÁRIO ENTERDERMOS ALGO IMPORTANTE:

“AQUILO QUE É PRIORIDADE NA MINHA VIDA, É A SEMENTE QUE ESTOU PLANTANDO NO HOJE, E CONSEQUENTEMENTE SERÁ A COLHEITA DO AMANHÃ.”

 

SE A PALAVRA ESTÁ NOS DIZENDO QUE SE BUSCARMOS A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, AS DEMAIS COISAS VÃO NOS ACONTECER; PODE TER CERTEZA; AQUELE QUE NOS PROMETEU, QUE É JESUS, VAI PROVIDENCIAR O QUE PRECISAMOS.

 

>> UM DOS MUITOS EXEMPLOS DO CUMPRIMENTO DESTA PROMESSA, ESTA NO CAPITULO 3 DE DANIEL.

 

O TEXTO FALA DE 3 JOVENS (Sadraque, Mesaque e Abde-Nego) QUE ACIMA DE TUDO BUSCAVAM EM 1º. LUGAR O REINO DE DEUS.

(“Disse o rei... que trouxesse alguns dos filhos de Israel, competentes para assistirem no palácio... e determinou-lhe o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia... entre estes estavam: Hananias, Misael e Azarais, dos quais passaram a ser chamados de Sadraque, Mesaque e Abde-Nego... que firmemente resolveram não se contaminar com as iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia... e se alimentavam apenas de legumes e água. E ao passar dos dias observou-se que a aparência deles era mais robusta do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.”)

 

# OBSERVE QUE O OFERECIDO A ESTES JOVENS FOI APARENTEMENTE O MELHOR QUE EXISTIA NAQUELA ÉPOCA, AFINAL ERA A COMIDA DO REI, NO ENTANTO, ESTA NÃO ERA UMA MESA QUE AGRADAVA AO SENHOR.

 

** MUITAS VEZES DA MESMA FORMA NOS É OFERECIDO MANJARES QUE APARENTEMENTE SÃO MARAVILHOSOS, MAIS A PERGUNTA É:

_ Será que estes agradam ao SENHOR? ou Na realidade nos afasta de sua presença?

 

QUANDO COLOCAMOS DE FATO O SENHOR EM 1º. LUGAR NA NOSSA VIDA, POR MAIOR QUE SEJA MINHA NECESSIDADE, A CONFIANÇA NO SEU PODER SEMPRE CONTINUARÁ A MESMA.

 

EM RELAÇÃO A ESTES 3 JOVENS (Sadraque, Mesaque e Abde-Nego), PODEMOS APRENDER QUE COLOCAR DEUS EM 1º. LUGAR, ULTRAPASSAVA ATÉ MESMO OS INTERESSES PESSOAIS.

(Dn 3:15..20 diz: “Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina... e todo espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é, mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o DEUS que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, e disseram ao rei Nabucodonosor... Eis que o nosso DEUS, a quem nós servimos, é que nos pode livrar, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantasse. Então Nabucodonosor se encheu de fúria... e ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava... e lançassem na fornalha de fogo ardente Sadraque, Mesaque e Adbe-Nego.”

 

LEMBRAM DO TEXTO INICIAL:

“BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS AS DEMAIS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS.”

 

-- O DESEJO DE NABUCODONOSOR ERA DESTRUIR A VIDA DAQUELES TRÊS JOVENS, PORQUE NÃO ABRIRAM MÃO DA PRIORIDADE QUE TINHAM: “O SENHOR em 1º. Lugar!”

 

O PROBLEMA É QUE O REI NÃO SABIA QUE ALIADO A ESTE PRINCIPIO EXISTIA UMA PROMESSA: “Todas as cosais lhe serão acrescentadas.

 

** A SEMENTE QUE ÀQUELES 3 JOVENS PLANTARAM NO ALTAR DO SENHOR, FOI OFERECER NÃO APENAS PARTE DO QUE ELES TINHAM, MAIS AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS.

 

PORÉM Dn 3:23-25 diz que eles foram lançados na fornalha, no entanto o rei Nabucodonosor se espantou, se levantou do seu trono e perguntou aos seus conselheiros: NÃO LANÇAMOS NÓS TRÊS HOMENS ATADOS DENTRO DO FOGO? EU, PORÉM, VEJO QUATRO HOMENS SOLTOS, QUE ANDAM PASSEANDO DENTRO DO FOGO, SEM NENHUM DANO, E O ASPECTO DO QUARTO É SEMELHANTE A UM FILHO DOS DEUSES.”

 

_ QUANDO PERMANECEMOS FIRMES, E BUSCAMOS A DEUS EM 1º. LUGAR, É O PROPRIO DEUS QUE PROVIDÊNCIA O QUE PRECISAMOS.

 

NABUCODONOSOR QUANDO VIU ÀQUELES 3 JOVENS NÃO SE DOBRANDO DIANTE DE SUA ESTATUA, PERGUNTOU QUEM PODERIA LIVRA-LOS DE SUAS MÃOS. (v.15)

NO ENTANTO VEJA O QUE DIZ O v.29 (ABRIR TODOS EM Dn 3:29)

 

v.29 “portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo, porque não há outro Deus que possa livrar como este”.

 

  • O PRÓPRIO REI QUE HAVIA DITO QUE NINGUÉM OS LIVRARIA DE SUAS MÃOS, AGORA COM SEUS PROPRIOS LÁBIOS ESTAVA CONFESSANDO QUE NÃO HAVIA OUTRO deus QUE PUDESSE LIVRAR COMO O DEUS DE SADRAQUE, MESAQUE E ABDE-NEGO.

 

TUDO ISSO ACONTECEU, PORQUE ELES, MESMO QUE O PREÇO A SER PAGO FOSSE ALTO, NÃO ABRIAM MÃO DE ESTAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR E ACIMA DE TUDO EM SUAS VIDAS. Como diz o texto: “Buscai pois ao SENHOR, e a sua justiça em primeiro lugar, e as demais coisas lhe serão acrescentadas.”

 

   DIANTE DESTES FATOS, DUAS PERGUNTAS PARA REFLETIRMOS:

_ ATE ONDE TEM SIDO NOSSO COMPROMISSO COM DEUS E SUA OBRA?

_ EM QUAIS ÁREAS DE MINHA VIDA, DEUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR?

 

 Pr. Renato Soares - I E Quadrangular Imbuí

Obrigado Jesus por SER o 1º. Em minha vida. E  por estar comigo em todos os momentos.