076 A importância do 1 dia do SENHOR

Isaias 56: 1 – 2

“ Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça prestes a manifestar-se. Bem - aventurado o homem que faz isso, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o dia do SENHOR e guarda a sua mão de cometer algum mal.”

 

- MANTER  O JUIZO É O MESMO QUE TER UM MODO EQUILIBRADO DE PENSAR E AGIR, SER PONDERADO, TER UMA BOA SAUDE MENTAL.

 

- FAZER JUSTIÇA É UMA QUALIDADE QUE LEVA O CRISTÃO A AGIR CORRETAMENTE DE ACORDO COM OS MANDAMENTOS DE DEUS PARA SUA VIDA.

 

* O HOMEM SO TERA SUA MENTE SAUDAVEL E AGIRÁ COM JUSTIÇA A PARTIR DO MOMENTO QUE COMEÇAR A OBEDECER AO SENHOR.

(v.2 “ bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o dia do SENHOR e guarda a sua mão de cometer algum mal.”)

 

A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA QUE BEM-AVENTURADOS SÃO AQUELES QUE GUARDAM UM DIA EM ESPECIAL PARA O SENHOR.

(Is 58:13-14 “ se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teu próprios interesses no meu santo dia, se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vás, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.)

 

GUARDAR O DIA DO SENHOR NÃO É OPÇÃO E SIM UM MANDAMENTO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS.

(Ex 34:21 “seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura (plantio) , quer na sega (colheita).

Ex 20:8 “ lembra-te do dia do SENHOR, para o santificar.”)

 

DEIXAR DE GUARDAR O DIA DO SENHOR É DAR OPORTUNIDADE PARA QUE A PORTA DA MALDIÇÃO SE ABRA  EM MINHA VIDA.

(Ez 22:8,15-16 “ desprezaste as minhas coisas santas e profanaste o meu dia... Espalhar-te-ei entre as nações, e te dispersarei em outras terras, e porei termo à tua imundícia. Serás profanada em ti mesma, á vista das nações, e saberás que eu sou o Senhor.”)

 

O PROPRIO JESUS FEZ QUESTÃO DE NOS ENSINAR A IMPORTANCIA DE GUARDAR O DIA DO SENHOR.

(Lc 4:16 “ indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume (habito), e levantou-se para ler.)

 

AGORA, PORQUE ENTÃO NOS DIAS DE HOJE ADORAMOS AO SENHOR NO 1º. DIA DA SEMANA ?

 

PORQUE ANTES O POVO SE BASEAVA NA LEI MOSAICA E POR ISSO ADORAVA AO SENHOR BASEADO NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO (época da lei)

POREM HOJE NOS BASEAMOS NA RESTAURAÇÃO DO MUNDO ATRAVES DE CRISTO. (época da graça)

 

HOJE ADORAMOS O SENHOR NO 1º. DIA DA SEMANA POR  SER CRISTO  A  PRIMICIA DO SENHOR PARA NOSSA VIDA.

(1 Co 15:20 “ ... de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem. “ v. 23  “ cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias, depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”)

 

TUDO EM NOSSA VIDA DEVE SER EM PRIMEIRO LUGAR PARA O SENHOR

(o primeiro dia do SENHOR, a melhor roupa para o SENHOR, o primeiro dia de trabalho para o SENHOR (primícias), etc.)

 

HOJE ADORAMOS O SENHOR NO 1º. DIA DA SEMANA POR TER CRISTO RESSUCITADO NO DOMINGO

(Mc 16:9 “ havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.”)

 

HOJE ADORAMOS AO SENHOR NO 1º. DIA DA SEMANA POR TER TAMBÉM SIDO O EXEMPLO DOS DISCIPULOS PARA TODA A IGREJA

(At 20:7 “ no primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até a meia-noite.”)

 

ENFIM, QUANDO CUMPRIMOS COM A PALAVRA DE DEUS NOS TORNAMOS BEM-AVENTURADOS E COMEÇAMOS A RECEBER AS PROMESSAS QUE ELE TEM A NOS OFERECER.

(Is 58:13-14 “ ... se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, ... eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, ... porque a boca do SENHOR o disse.”)

 

 

Obrigado Senhor por esta Palavra.

Pr. Renato Soares - I E Quadrangular Imbuí