078 As estrategias do inimigo para destruí-lo

1 Sm 17 : 1 - 11

Ora, os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim. 2 Saul, porém, e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale de Elá, e ordenaram a batalha contra os filisteus. 3 Os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e entre eles o vale. 4 Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. 5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. 6 Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. 7 A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro. 8 Ele, pois, de pé, clamava às fileiras de Israel e dizia-lhes: Por que saístes a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. 9 Se ele puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e nos servireis. 10 Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos. 11 Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.”

 

Os vs. de 1 a 3 mostram que os Filisteus se ajuntaram para guerrear contra os Israelitas naquela região na tentativa de tomar aquelas terras de Judá dos Israelitas.

 

  • Dá mesma forma satanás que é simbolizado pelos Filisteus nos dias de hoje, entra em áreas de nossa vida na tentativa de ocupar-se delas.

(Vida Sentimental, Material, Física, Matrimonial, Espiritual, etc...)

 

E claramente estes texto nos mostra como ele age.

 

1º. SATANÁS NUNCA ENVIARÁ DEMÔNIOS DESPREPARADOS PARA BATALHA

(vs. 4-7) “Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça escameada, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. Também trazia grevas de bronze nas pernas, e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o órgão de um tear, e a ponta da sua lança pesava seiscentos siclos de ferro; adiante dele ia o seu escudeiro.”

 

__ Ele enviou um gigante de 2,9 mt. ( 45 cm x 6 côvados + 23 cm x 1 palmo)

__ Sua armadura pesada 60 kg. ( 12 gs x 5000 ciclos)

__ A barra da lança pesava 7,2 kg. ( 12 g x 600 ciclos)

 

SOMANDO TODO O APARATO DE GOLIAS, SEGUNDO DIZEM OS HISTORIADORES, GOLIAS CARREGAVA EM TODA SUA ARMADURA QUASE 40 Kg.

 

2º. SATANÁS SEMPRE NOS AFRONTARÁ COM SITUAÇÕES QUE NOS TRARÃO MEDO

(vs. 10-11) “Disse mais o filisteu: Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito”

 

Israel temeu justamente porque talvez não se lembrara dos vários livramentos que o SENHOR já os havia concedido. E da mesma forma muitas vezes também agimos nos esquecendo dos livramentos de Deus em nossa vida.

 

SATANÁS TENTA NOS INDIMIDAR ATRAVÉS DO MEDO, PORQUE ELE SABE QUE O MEDO TEM PODER DE BLOQUEAR NOSSA FÉ. Item necessário para o poder de Deus agir a nosso favor.

 

3º. SATANÁS SEMPRE PERSISTIRÁ EM OPOSIÇÃO A VOCÊ, ENQUANTO NÃO FOR AFRONTADO.

(v.16) “chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde, e apresentou-se por quarenta dias.”

 

4º. SATANÁS SEMPRE ENVIARÁ PESSOAS DE SUA PROPRIA TRIBO (convívio) PARA TENTAR INTIMIDAR VOCÊ

(v.32-36) “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca, levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto o leão como o urso, e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.”

 

_ VEJA CLARAMENTE QUE AO CONTRÁRIO DOS OUTROS, DAVI LEMBROU-SE DOS LIVRAMENTOS (treinamentos anteriores) QUE HAVIA RECEBIDO ANTES E POR ISSO NÃO SE INTIMIDOU, PORQUE CONFIAVA NO DEUS QUE SERVIA.

 

#  A confiança de Davi não se baseava em si próprio, tanto que o texto diz: O SENHOR ME LIVROU DA MÃO DO LEÃO e da do URSO, ELE ME LIVRARÁ DA MÃO DESTE FILISTEU.” (v.37)

 

5º. SATANÁS VAI TENTAR LHE DESVIAR DO FOCO, FAZENDO COM QUE VOCÊ USE AS ARMAS ERRADAS PARA LUTA

(vs. 38-40) “E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado com àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si. Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos (pedras) lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.”

 

6º. E POR FIM, SATANÁS TENTARÁ LHE HUMILHAR, USANDO PALAVRAS PARA INTIMIDÁ-LO

(vs. 42-43) “Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.”

 

  • PORÉM PARA VENCER SATANÁS, TEMOS QUE TER A MESMA ATITUDE DE DAVI, diz os vs.44-45 “Disse mais o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses. Disse mais o filisteus a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. DAVI, PORÉM DISSE AO FILISTEU: TU VENS A MIM COM ESPADA E COM LANÇA, E COM ESCUDO, PORÉM EU VOU A TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, o DEUS DOS EXÉRCITOS DE ISRAEL, a quem tens afrontado.

 

A FÉ , a OUSADIA, e a CONFIANÇA EM DEUS deram a Davi a vitoria, TANTO QUE, TUDO QUE ELE DISSE QUE FARIA O SENHOR CONFIRMOU EM SUA VIDA.

 

(v.46 comparar com 48-51)

 

  • ENQUANTO ESTIVERMOS COM MEDO O INIMIGO NOS AFRONTARÁ, MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE NOS COLOCARMOS NA POSIÇÃO ELE FUGIRÁ (v.51)

 

 

Obrigado SENHOR, ALELUIA.

Pr. RENATO SOARES - I.E.Quadrangular Imbuí