080 A mesa do SENHOR e dos demônios

 

 

1Co 10 : 14 - 23

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. 16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? 17 Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. 18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar? 19 Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21 Não podeis beber do cálice do SENHOR e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do SENHOR e da mesa de demônios. 22 Ou provocaremos a zelos o SENHOR? Somos, porventura, mais fortes do que ELE? 23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”

 

Este texto já começa nos trazendo uma exortação: “Portanto meus amados, fugi da idolatria.” E Idolatria como sabemos, é tudo aquilo que ocupa o lugar de DEUS.)

 

VEJA QUE O TEXTO NOS LEVA HÁ UMA REFLEXÃO: “Falo como a entendidos, julgai vós mesmos o que digo!”

 

  1. 16-20 “Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.”

 

Observe que o Apostolo está fazendo uma comparação de quando participamos da mesa, e aqui em especial, enfatizando a mesa do SENHOR, mesa esta que renovamos nossa aliança com ELE.

 

ISSO SIGNIFICA DIZER QUE QUANDO ESTAMOS A MESA COM ALGUÉM, ISTO ACONTECE PORQUE EXISTE UMA ALIANÇA COM AQUELA PESSOA OU COM AQUILO QUE NOS CERCA.

2Sm 9:7 “Então lhe disse Davi: “Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todos as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás à minha mesa.”

 

E O TEXTO FICA AINDA MAIS CLARO QUANDO O APOSTOLO EXPECIFICA A QUE COMPARAÇÃO ELE SE REFERE, NESTE CASO A MESA DOS IDOLOS EM RELAÇÃO A DO SENHOR.

 

E O QUE É UM IDOLO? Segundo o dicionário, Ídolo é uma imagem (estátua, figura ou objeto) a que é prestado culto como a uma divindade, ou seja, ALGO OU ALGUÉM QUE É POSICIONADO NO LUGAR ou na DIMENSÃO DE DEUS.

 

FICA CLARO ENTÃO QUE, SE TENHO ALIANÇA COM CRISTO E PARTICIPO DA MESA DO SENHOR; PARTICIPAR DESTA MESA SERIA UMA QUEBRA DE ALIANÇA COM O DEUS QUE EU SIRVO.

Mt 6:24 diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro...”

 

E QUANTO MAIS O APOSTOLO SE APROFUNDA NA CARTA A IGREJA DO SENHOR, ELE NOS MOSTRA O QUE DE FATO ESTA POR DETRÁS DE TUDO ISSO. O v.20 diz: “Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.”

 

ESTAR A MESA ONDE TAIS FESTAS SÃO FEITAS, É NA REALIDADE SE ALIANÇAR COM OS DEMÔNIOS, o texto é bem claro.

 

OU TEMOS ALIANÇA COM O SENHOR, OU NÃO TEMOS, PORQUE COMO DIZ O v.21 PARTICIPAR E TER ALIANÇA COM ESTAS DUAS MESAS É IMPOSSÍVEL. (v.21 diz: “Não podeis beber do cálice do SENHOR e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do SENHOR e da mesa de demônios.”)

 

CONCLUINDO:

 

O SENHOR COMO DIZ O v.23 (“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”) NOS DÁ LIBERDADE PARA FAZERMOR E TERMOS TUDO, MAIS A GRANDE PERGUNTA A SER FEITA É:

 

__ DE TUDO QUE NOS É OFERECIDO, QUAIS SÃO AS QUE NOS EDIFICAM OU NOS DESTROEM?

 

__ QUAIS SÃO AS QUE NOS APROXIMA OU NOS AFASTA DE DEUS?

 

SE TODAS AS VEZES QUE FORMOS NOS ENVOLVER EM QUALQUER COISA, E FIZERMOS ESTAS PERGUNTAS, COM CERTEZA A CHANCE DE ERRO SERÁ SEMPRE BEM MENOR.

 

Obrigado SENHOR, sempre obrigado!!!

Pr. Renato Soares - I. E. Quadrangular Imbuí