083 Como se livrar definitivamente do mal

COMO SE LIVRAR DEFINITIVAMENTE DO MAL

 

1 Co 6:12 “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” 1Co 10:23 “Todas as coisas são licitas, mas nem todas as coisas convêm, todas as coisas são licitas, mas nem todas as coisas edificam.”

 

ANTES DE TUDO É IMPORTANTE, E ESTE TEXTO NOS DEIXA CLARO QUE DEUS NÃO NOS OBRIGA A NADA, TANTO QUE O Ap. PAULO DIZ: “Todas as coisas são lícitas”. E ISSO ELE REPETE POR DUAS VEZES EM CADA UM DOS VERSOS LIDOS.

 

TANTO DEUS NÃO NOS OBRIGA A NADA QUE Dt 30:15 diz: “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal”. OBSERVE QUE DEUS ESTA PROPONDO, ou seja, DANDO OPÇÕES.

 

 

POR OUTRO LADO ESTA MESMA PALAVRA TAMBÉM NOS DIZ: “mas nem todas as coisas convêm” e depois no mesmo verso o Ap. PAULO VAI AINDA MAIS ALÉM DIZENDO: “Mas eu me deixarei dominar por nenhuma delas”. E AINDA: “Mas nem todas as coisas edificam”.

 

VEJA QUE NÃO APENAS “NÃO CONVÊM”, COMO TAMBÉM “NÃO DEIXAREI ME DOMINAR POR NENHUMA DELAS”, PORQUE “NÃO EDIFICAM”.

 

DIANTE DESTAS OBSERVAÇÕES SURGE ENTÃO A PERGUNTA:

COMO POSSO ELIMINAR DE MINHA VIDA AQUILO QUE NÃO CONVÊM?

COMO AO INVÉS DE SER DOMINADO, EU PASSE A DOMINAR A SITUAÇÃO QUE ME PRENDE?

 

QUATRO (4) ATITUDES QUE DEVO TOMAR:

 

1º. – RECONHEÇA QUE A MÍNIMA CHANCE DADA AO MAL, PODERÁ LEVÁ-LO NOVAMENTE A ESCRAVIDÃO DE OUTRORA. Mc 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

 

Exemplo: “SE VOCÊ FOR AO MÉDICO E OUVIR TUDO QUE ELE LHE DISSER, MAIS AO SAIR DO CONSULTÓRIO NÃO COLOCAR NADA EM PRÁTICA, VOCÊ ACABOU DE PERDER TEMPO, PORQUE NADA VAI MUDAR.

 

DE FORMA MAIS CLARA: Se você acha que vir a igreja e receber a oração de libertação, vai mudar sua vida, não venha mais, porque você está perdendo tempo.

 

AGORA SE VOCÊ ALÉM DA ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DAR SEQUÊNCIA A ESTE TRATAMENTO, AÍ DEUS COMEÇOU A TER VERDADEIRAMENTE OPORTUNIDADE PARA TRANSFORMÁ-LO DE FORMA COMPLETA.

 

2º. – INTERROMPA QUALQUER ASSOCIAÇÃO COM O MAL QUE LHE AFLIGECl 2:20 “Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo.” e ainda 1Co 15:33 “Não vos enganeis, as más companhias corrompem os bons costumes”.

 

SERÁ MUITO DIFÍCIL VENCER ALGO QUE O DOMINAVA, SE VOCÊ NÃO SE AFASTAR DAQUILO ou DAQUELES QUE CONTRIBUIRÃO PARA SUA QUEDA NOVAMENTE.

 

SE EU DESEJO DE FATO SER LIBERTO (vícios, prostituição, falcatruas, mentiras, roubo, etc.) DEFINITIVAMENTE EU PRECISO AGIR DE FORMA DIFERENTE DAQUELA QUE EU AGIA ANTES, E ISSO INCLUI TAMBÉM AS PESSOAS.

 

COMO VOCÊ CONSEGUIRÁ ELIMINAR DE SUA VIDA ALGO QUE LHE FAZ MAL, SE VOCÊ NÃO ELIMINA DO SEU CONVIVIO ÀQUELES (Pessoas, Lugares, Hábitos, etc.) QUE CONTRIBUEM PARA ESTE MAL?

 

Observe o texto: NÃO VOS ENGANEIS, as más companhias corrompem os bons costumes”.

 

3º. – REESTRUTURE SUA VIDA COM BASE QUE EDIFICAM Fp 4:9 “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, ISSO PRATICAI, e o DEUS de paz será convosco”.

 

Como falamos no item anterior, mais uma vez a PALAVRA nos direciona a praticarmos o que temos aprendido, SENÃO TUDO SERÁ EM VÃO.

E mais uma vez digo: SE QUEREMOS MUDAR, É NECESSÁRIO COMEÇAR PELA BASE, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DA REESTRUTURAÇÃO.

 

O EXEMPLO DO PROFETA ELIAS (1Rs 18:22-46) NOS DEIXA ESTA AFIRMAÇÃO AINDA MAIS CLARA:

_ Primeiro ele Reparou o altar – Reconstruiu

_ Depois ele Edificou o altar – Consagrou a DEUS

_ Apresentou sua oferta – Entregou o melhor ao SENHOR

APÓS ESTAS ATITUDES O FOGO CAIU DO CÉU, ou seja, O ESPÍRITO SANTO AGIU

 

4º. – PASSE A AGIR COMO AQUELE QUE AGORA HABITA EM SUA VDIA. 2Co 5:17 “Pelo que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.

 

PARA QUE O MAL NÃO DOMINE SOBRE NOSSA VIDA, SERÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS, E PARA QUE ELAS ACONTEÇAM, SERÁ NECESSÁRIO ATITUDE, COMO OUVIMOS ANTERIORMENTE.

 

- RECONHECER QUE A MÍNIMA CHANCE DADA AO MAL, PODERÁ LEVAR-ME NOVAMENTE A ESCRAVIDÃO DE OUTRORA.

- INTERROMPER QUALQUER ASSOCIAÇÃO COM O MAL QUE ME AFLIGIA.

- REESTRUTURAR MINHA VIDA COM BASE NAQUILO QUE ME EDIFICA.

 

Concluindo: SE LIBERTAR DAQUILO QUE ANTES DOMINAVA NOSSA VIDA, MUITAS VEZES NÃO É FÁCIL, EXIGE MUITA FORÇA DE VONTADE, MAS LEMBRE-SE: “VOCÊ TEM EL SHADAY - O DEUS TODO-PODEROSO – AGINDO AO SEU FAVOR.

 

Como afirma o Evangelista Mateus: “... EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”.

 

 Pr. Renato Soares - I E Q IMBUI

Obrigado SENHOR. Aleluia, Glórias ao teu nome!!!