089 Perdão um remédio poderoso

Mt 6:14–15

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

 

PECADO segundo do dicionário VINE, é o mesmo que transgredir um concerto ou ordem, ou seja, o ofensor passa além dos limites fixados pela lei de DEUS e cai em transgressão e culpa. 

 

- De acordo com Willian Barckley é um poder maligno e pessoal que prende o homem em suas garras.

 

- Para Agostinho de Hipona é o prazer de agir contra a Lei, a fim de que eu, um prisioneiro sujeito a regras, pudesse ter uma liberdade falsificada e aleijada, mediante a prática impune daquilo que era proibido, com uma fraca semelhança da onipotência.

 

- Na PALAVRA DE DEUS, vai além, pois nos mostra o resultado final que ele traz. Rm 6:23 diz: “Porque o salário do pecado é a morte...”

 

>> OBSERVE QUE EM TODAS AS DEFINIÇÕES, PECADO FALA DE ALGO QUE ESTÁ ERRADO, ou seja, ALGO QUE NECESSITA SER CONCERTADO.

 

- E ESTE TEXTO LIDO NOS MOSTRA QUE ESTE CONCERTO ESTA VINGULADO A UM PRINCIPIO A SER CUMPRIDO: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, TAMBÉM vosso PAI CELESTIAL vos perdoará a vós”.

 

** VEJA QUE O PRINCIPIO PARA SER PERDOADO POR DEUS, É ANTES LIBERAR PERDÃO ÀQUELES QUE LHE OFENDERAM.

 

  • QUANDO NÃO LIBERAMOS PERDÃO, NÃO SOMENTE NÃO SOMOS PERDOADOS POR DEUS, O QUE JÁ É TERRIVEL, MAIS OUTRAS CONSEQUENCIAS TAMBÉM COMEÇAM A ACONTECER EM NOSSA VIDA:

 

1º. COMEÇAMOS A ENVELHECER MAIS RÁPIDO E NOS TORNAMOS PESSOAS RANCOROSAS.

Sl 32:1-4 diz: “Bem aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espirito não há engano. Quando eu mantive meus pecados inconfessos, meus ossos se definhavam e minha alma se agitava em angústia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim, o meu humor se tornou em sequidão de estio”.

    

2º. A FALTA DE PERDÃO, TAMBÉM APRISIONA O HOMEM NO MUNDO ESPIRITUAL

Mt 5:23-26 “Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta. Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia. Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o ultimo centavo”.

 

3º. A FALTA DE PERDÃO, TRAZ PARA A VIDA DO HOMEM RAIZES DE AMARGURA, ou seja, DOENÇAS NA ALMA

Hb 12:15 “Vigiai para que ninguém se exclua da GRAÇA DE DEUS, que nenhuma raiz de mágoa venenosa brote e vos cause confusão, contaminando a muitos”.

 

  • VEJA QUE A FALTA DO PERDÃO, É NA REALIDADE UM CONVITE A SATANÁS, PARA QUE ELE ENTRE PELA PORTA DA FRENTE NA NOSSA VIDA.

# QUANDO SATANÁS CONSEGUE ESTA LEGALIDADE, O HOMEM FICA SUJEITO A VÁRIAS AÇÕES MALDITAS, dentre elas alguns exemplos:

 

=> Na área exterior do homem(Rejeição, Rebelião, Ressentimentos, Ódio, Acusação dos Outros, Suspeitas, Perseguições, etc.)

 

=> Na área interior do homem – (Medo, Nervosismo, Solidão, Compaixão Falsa, Desanimo, Depressão, Culpa, Frustração, Orgulho, etc.)

 

  • MAS COMO SE LIVRAR DE TUDO ISSO?

 

COMO LEMOS INICIALMENTE, É ATRAVÉS DO PRINCIPIO QUE TODAS ESTAS CADEIAS SÃO QUEBRADAS, QUE TODAS ESTAS DOENÇAS ESPIRITUAIS SÃO SARADAS.

 

** Tg 5:16 diz: “Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados”.

 

>> PERDÃO NÃO É UM SENTIMENTO, É UMA TOMADA DE ATITUDE, UM PRINCIPIO PRE-ESTABELECIDO POR DEUS, QUE GERA COMO CONSEQUENCIA UMA PROMESSA DO PROPRIO DEUS ÀQUELES QUE SEGUEM ESTE PRINCIPIO (Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI CELESTE vos perdoará a vós)

 

## PERDOAR É A GRAÇA DE CANCELAR DÍVIDAS DE OUTRO RESTAURANDO A HARMONIA ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS, em outras palavras, PERDOAR É ALGO QUE VOCÊ EXERCE POR SER UM PRINCIPIO DE DEUS, MESMO QUE O OUTRO NÃO MEREÇA.

Ef 4:32 “Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como DEUS vos perdoou em CRISTO JESUS”.

 

Concluindo:

 

  • QUANDO EXERCEMOS O PRINCIPIO DO PERDÃO, ESTAMOS TENDO A OPORTUNIDADE DE AGIR COM NOSSO PROXIMO, ASSIM COMO JESUS AGE CONOSCO.

1Jo 2:1-2 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o PAI, JESUS CRISTO, o justo. E ELE é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

 

 Pr. Renato Soares

Igreja do Evangelho Quadrangular Imbuí