088 Aprendendo com o Bom Samaritano

Lc 10 : 25 - 36

E eis que se levantou certo Doutor da Lei e, para o experimentar (experimentar a JESUS), disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Perguntou-lhe JESUS: Que está escrito na Lei? Como lês tu? 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 Tornou-lhe JESUS: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a JESU: E quem é o meu próximo? 30 JESUS, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo Sacerdote; e vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um Levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; 34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denários (2 dias de trabalho), deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu o Doutor da Lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, JESUS: Vai, e faze tu o mesmo”.

 

- ESTE TEXTO NOS MOSTRA COMO O CONCEITO DO MUNDO É DIFERENTE DO CONCEITO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS.

 

** O CONCEITO DO MUNDO É: “Cada um cuide de si mesmo e o resto que se vire”.

 

> PORÉM JESUS NA SUA PALAVRA NOS DIZ EM Mt 5:44: “Ame teu inimigo e ore por aqueles que te perseguem”. E ASSIM ELE PÔDE ENSINAR ÀQUELE Doutor da Lei ATRAVÉS DA PARÁBOLA A ELE CONTADA.

 

- OBSERVE QUE NESTA PARÁBOLA EXISTIA VARIOS PERSONAGENS, QUE SE ASSEMELHAM AS PESSOAS NOS DIAS DE HOJE.

 

- PRIMEIRO A PARÁBOLA CITA QUE UM HOMEM FOI TERRÍVELMENTE ATINGIDO POR SALTEADORES.

 

à Salteadores são àqueles que representam as pessoas que vivem maltratando outros, ou seja, Matando, Roubando, Caluniando, Difamando, Machucando, enfim, destruindo vidas de várias formas.

 

  • QUANTAS SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO HOJE, PORQUE TEVE UM ENCONTRO COM UM SALTEADOR? E POR ISSO ESTÃO SOFRENDO CONSEQUENCIAS TERRÍVEIS?

 

** OUTRAS DUAS PESSOAS QUE APARENCEM TAMBÉM NA PALAVRA SÃO: O Sacerdote e o Levita.

 

- Um Sacerdote e um Levita, diferente de um Salteador, não só conhece a PALAVRA, mais esta integralmente envolvido com os conceitos de DEUS. Pelo menos deve ser assim.

 

à O SACERDOTE E O LEVITA AQUI REPRESENTAM A IGREJA DO SENHOR. PORÉM NA PARÁBOLA CONTADA, ESTES PASSARAM DE LARGO (longe).

 

  • E QUAL DEVE SER O PAPEL DA IGREJA NA VIDA DA COMUNIDADE QUE A CERCA? DE TRAZER VIDA? DE CUIDAR DAS FERIDAS DA SOCIEDADE? DE SER O PONTO DE PARTIDA PARA UMA EXPERIENCIA E INTIMIDADE COM DEUS? COM CERTEZA ESTE PAPEL NÃO FOI EXERCIDO NAQUELE MOMENTO INFELIZMENTE.

 

E TAMBÉM ESTA PARÁBOLA FALA DE UM SAMARITANO: Samaritano era um morador de Samaria, isso significa dizer, um inimigo do Doutor da Lei, enfim dos Judeus de modo geral.

 

MAIS FOI ESTE QUE JESUS USOU PARA TRAZER A RESPOSTA QUE AQUELE DOUTOR DA LEI BUSCAVA, MESMO QUE FOSSE COMO PRETESTO NA REALIDADE PARA PERTURBAR O MESTRE.

 

  • AGORA O QUE FEZ O SAMARITANO PARA SER DESTADO POR JESUS?

 

1º. Parou para ver o estado do homem caído.

(v.30 diz: “JESUS, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto”.)

 

  • QUANTAS VEZES EU TENHO PARADO PARA AJUDAR OS CAÍDOS?

 

2º. Moveu-se de íntima compaixão do homem.

v.33 diz: “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão”.

 

  • Será que temos tido amor, compaixão uns pelos outros? Ou agindo como o Sacerdote e o Levita. Apenas preocupados com nossos próprios interesses?

 

3º. Deitou-lhe óleo e vinho. O Samaritano investiu na cura daquele homem.

v.34a. diz: “aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho”.

 

  • E eu e você quanto temos investido de nosso tempo para que outros também sejam curados? Lembre-se, se você está aqui hoje, é porque houve em algum momento um samaritano na tua vida disposto a deitar-lhe vinho (CURA - Simboliza o Sangue de Jesus) e azeite (PROTEÇÃO - Simboliza o Espírito Santo).

 

4º. Carregou o homem.

v.34b diz: “E pondo-o sobre a sua cavalgadura”.

 

  • EM OUTRAS PALAVRAS, COLOCOU SEU CAVALO A DISPOSIÇÃO DAQUELA VIDA. E NÓS TEMOS COLOCADO NOSSOS PERTENCES A FAVOR DO REINO, PARA QUE VIDAS SEJAM CURADAS?

 

5º. Levou-o para uma hotelaria e cuidou dele.

v.34c diz: “levou-o para uma estalagem”.

 

  • QUANTAS VIDAS TEMOS, EU E VOCÊ, TRAZIDO PARA HOSPEDARIA DE DEUS NOS DIAS DE HOJE e CUIDADO DELAS.

 

A Hospedaria de hoje é a Igreja do SENHOR, e o Cuidado é a importância de não apenas desejar que ela aceite a JESUS, mais permaneça na sua presença.

 

6º. Investiu dinheiro naquele homem para vê-lo curado.

v.35 diz: “No dia seguinte tirou dois denários (2 dias de trabalho), deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar”.

 

  • QUANTO EU INVESTO DAS MINHAS FINANÇAS A FAVOR DO REINO? QUAL É A MINHA DISPOSIÇÃO PARA INVESTIR MEU DINHEIRO EM OUTRAS VIDAS, QUE NÃO FIZERAM NADA PARA QUE EU O GANHASSE?

 

CONCLUINDO:

 

> QUANDO JESUS FINALIZA A PARÁBOLA ELE PERGUNTA ÀQUELE DOUTOR: (v.36-37) “Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o Doutor da Lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, JESUS: Vai, e faze tu o mesmo”.

 

> VEJA QUE ÀQUELE QUE HERDARIA A VIDA ETERNA, NÃO ERA AQUELE QUE TINHA APENAS O CONHECIMENTO, MAIS SIM AQUELE QUE COLOCAVA ESTE CONHECIMENTO EM PRÁTICA.

 

> SE DESEJAMOS CHAMAR A ATENÇÃO DE JESUS, TEMOS QUE SER COMO O SAMARITANO E NÃO COMO O DOUTOR DA LEI.

EM OUTRAS PALAVRAS:  “Não basta apenas conhecer é necessário atitude”.

  

 

OBRIGADO SENHOR JESUS POR TUA PALAVRA NA MINHA VIDA

Pr. RENATO SOARES - I E Quadrangular Imbuí